Yaris Cross está mais potente e tecnológico

| Revista ACP

SUV da Toyota conta ainda com um visual revisto e um novo nível de equipamento.

Toyota-Yaris-Cross--1

Lançado há cerca de dois anos, o Toyota Yaris Cross foi agora atualizado. O objetivo passa por mantê-lo competitivo num dos segmentos mais concorridos na Europa, o dos B-SUV.

Curiosamente, e ao contrário do que é usual, a Toyota manteve o exterior do Yaris Cross inalterado. Assim, além da nova cor "Juniper Blue" há apenas a destacar as jantes de 18’’ e pintura bitom exclusivas da também nova versão Premiere Edition que se junta à GR Sport no topo da gama.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Já no interior do Yaris Cross, apesar de visualmente tudo parecer igual, o reforço tecnológico deixa claro que a Toyota está atenta à concorrência. Consoante os níveis de equipamento o SUV nipónico conta com um painel de instrumentos digital com 7 ou 12,3’’, sendo este complementado por um ecrã central com 9 ou 10,4’’.

Este último «alberga» o sistema de infoentretenimento Toyota Smart Connect que agora é compatível sem fios com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Além disto, agora este sistema também suporta atualizações remotas.

Ainda no campo da tecnologia, o SUV mais pequeno da Toyota conta com a Smart Digital Key, que permite aceder a diversas informações de forma remota, e com uma reforçada oferta de sistemas de segurança e ajuda à condução.

Apesar de tudo isto, as maiores novidades do Yaris Cross surgem no capítulo da mecânica, com a Toyota a associar as duas versões de topo da gama — Premiere Edition e GR Sport — a uma motorização híbrida mais potente.

Designada “Hybrid 130”, esta conjuga o 1.5 l a gasolina já usado pelo Yaris Cross híbrido com um motor elétrico mais potente. O resultado é uma potência máxima combinada 132 cv (97 kW) e 185 Nm de binário.

Estes valores permitem ao mais potente dos Yaris Cross cumprir os 0 aos 100 km/h em 10,7s. Apesar do surgimento desta nova motorização híbrida, a versão híbrida com 116 cv continua a estar disponível.

Além do aumento da potência, a Toyota focou-se em reforçar o refinamento a bordo do Yaris Cross. Para tal aumentou o material isolante, a grossura dos vidros e instalou ainda um novo apoio de motor.

Segundo a Toyota, o novo Yaris Cross estará disponível para encomenda em alguns mercados selecionados na Europa ainda este mês, mas a marca ainda não revelou que mercados serão esses nem os preços do seu renovado SUV.

scroll up