Porquê Portalegre?
Portalegre é a capital do distrito homónimo e sede de município. Esta cidade da do Alto Alentejo eleva-se entre os 400 e os 600 metros e revela uma paisagem peculiar, com uma localização privilegiada. As melhores estações para visita são a primavera e o outono, quando a natureza transforma as cores e exibe o seu esplendor.
Embora a norte de Portalegre ainda se encontrem planícies características do Alentejo, avistam-se também áreas montanhosas que definem a paisagem beirã. Uma região com características únicas, na origem do Parque Natural da Serra de São Mamede, onde é possível encontrar veados, castanheiros, sobreiros e a maior colónia de morcegos da Europa. Outra visita obrigatória: o Miradouro do Pico da Serra de São Mamede, o ponto mais alto a sul do Tejo, com uma fabulosa vista que cativa quem por ali passa.
O símbolo
As histórias seculares da tapeçaria local
Momento Zen
A infinita paisagem dos campos portalegrenses
Com um vasto património histórico, os monumentos constituem o ADN da cidade e dão-lhe intemporalidade. A Sé Catedral, o Castelo de Portalegre, o Museu Robinson e o Museu da Tapeçaria de Portalegre, onde pode apreciar as famosas tapeçarias murais e decorativas, são de visita obrigatória. Salientamos também a Casa Museu José Régio, onde pode ver a coleção pessoal de arte popular e sacra do escritor.
Além de monumentos, a localização privilegiada de Portalegre permite visitar diversos destinos que compõem o distrito, sem necessidade de viagens longas e dispendiosas. Elvas, Forte de Santa Luzia, Marvão, Castelo de Vide, Nisa, Crato, Alter do Chão e Nisa são alguns dos quinze municípos que se encontram a curta distância.
A gastronomia e os vinhos são imperdíveis, com raízes firmes nas ricas tradições alentejanas. A doçaria é maioritariamente conventual, destacando-se as barrigas de freira, pão de rala, toucinho-do-céu, fidalgo, ovos-moles, castanhas de ovos, rebuçados de ovos de Portalegre e amêndoas de Portalegre.
Onde dormir
Inaugurado em 2022, o Portalegre Palace é sinónimo de luxo, bom gosto e qualidade. Situado no centro, proporciona experiências únicas segundo o "The New Luxury Concept". O antigo palacete do século XIX tem hoje a traça original do edifício e um conceito que valoriza o património, pessoas, gastronomia e cultura local. Composto por 9 suites e 2 quartos espaçosos, os seus nomes estão associados a doces conventuais. Ao pequeno-almoço, aprecie uma seleção variada de produtos locais e da época. Ao almoço, desfrute do conceito de cozinha aberta. Ao efetuar a reserva, tem desconto ACP de 10%.
O Mosteiro do Crato é também uma ótima escolha. Situado a 20 km de Portalegre, na aldeia de Flor da Rosa, o que começou por ser um convento do século XIV é hoje um hotel moderno de 5 estrelas que proporciona a experiência memorável de pernoitar num monumento. O espaço está cheio de história, bem recuperado e decorado, oferecendo todas as comodidades e serviços para descansar sem interrupções. Dispõe de Spa e massagens, passeios a cavalo, caminhadas e pesca. Berço do Santo Condestável D. Nuno Álvares Pereira, há muito para visitar. Aproveite o desconto ACP até 15% na sua reserva.
Portalegre Palace
Mosteiro do Crato
O que visitar?
Os vários edifícios e monumentos de Portalegre são verdadeiros contadores de histórias. Mas antes da sua visita, certifique-se de que os edifícios se encontram abertos ao público, pois encerram quando exigem obras ou restauros.
O Castelo e as Muralhas de Portalegre contam a sua importância na defesa da raia alentejana em diferentes períodos históricos, dos finais do século XIII aos inícios do século XIV. Apercebendo-se desta importância, D. Dinis integrou Portalegre na propriedade da coroa em 1300.
O Castelo é composto por uma muralha dupla de doze torres e sete portas. Atualmente, é possível visitar a Porta de Alegrete, a Porta do Crato e a Porta da Devesa.
No ponto mais alto da cidade, estratégico em tempos bélicos, é possível imaginar o castelo e as suas gentes lutando e defendendo a sua identidade.
O Castelo e as Muralhas de Portalegre
A Catedral de Portalegre
O início da construção da Sé de Portalegre data de 1556, no terreno onde se erguia a Igreja de Santa Maria do Castelo. O seu estilo começou por seguir as tornas estilísticas de um renascentismo tardio, mas o templo ditou, entre 1737 e 1798, um estilo barroco, como se observa desde logo no trabalho de pedra dos pórticos na fachada e nas torres sineiras.
Também chamada Catedral de Portalegre e Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, a Sé sofreu várias remodelações ao longo do tempo, mas manteve sempre o património digno de destaque: painéis de azulejos seiscentistas, um conjunto de pintura maneirista e esculturas com os mais precisos detalhes.
É igualmente imprescendível conhecer o Museu da Tapeçaria de Portalegre, onde o passado se cruza com a arte contemporânea. A tapeçaria mural decorativa desta cidade é “uma obra de arte tecida com obras de arte” e conta nos seus catálogos com pintores como Almada Negreiros, Vieira da Silva e Júlio Pomar, entre outros. Mundialmente conhecida, também se executa tapeçaria por encomenda.
A Casa-Museu José Régio, instalada na casa do escritor e professor José Régio (1901-1969), abriu portas em 1971. Dezassete salas de exposição permanente revelam coleções, reunidas ao longo da vida: escultura, pintura, faiança, mobiliário, metais, têxteis e registos. A coleção de arte sacra mostra-nos crucifixos de diversos materiais e das mãos de vários artesãos.
Inaugurado em 1918 e situado junto à Sé, o Museu Municipal possui um acervo muito rico de arte sacra, a sua coleção mais importante, proveniente de igrejas e conventos do distrito. O museu oferece-lhe outras coleções como faiança portuguesa, pintura, mobiliário, caixas de rapé, etc. Descubra também o primeiro automóvel a circular na cidade, um Clément de 1900.
Onde comer
A humilde fachada marca a entrada para um espaço acolhedor, rústico e de homenagem ao mundo taurino. No centro histórico de Portalegre encontra-se o Solar do Forcado, um restaurante de cozinha tradicional, especializado em carnes, como o Touro de Lide, em homenagem aos Forcados. Destaque para os pratos à base de espetadas e estufados. Prove a espetada de toiro bravo ou o veado com migas. Acompanhe com um bom vinho alentejano.
Coroa da gastronomia tradicional alentejana, o restaurante Tombalobos coloca o Alentejo e as suas tradições à mesa. Exeperimente os clássicos com origem nos produtos locais: pétalas de toucinho, barriga de porco assado com migas, costeletinhas de coelho fritas com mel e limão ou a açorda e as sopas de tomate.
Outras sugestões familiares e tradicional: Sal, Alho e Etc - concorrente no programa 7 Maravilhas da Nova Gastronomia com "Fava Magana".
Em Marvão, faça uma paragem no Mil-Homens. Aberto desde 1967, na aldeia da Portagem, mantém o receituário familiar há 3 gerações. Faça também um pequeno desvio do Alentejo profundo e experimente o Pirolito, espaço de vinho e de tapas em Castelo de Vide, ou a Taverna da Vila, em Nisa, com um belo exterior. Ambos servem comida e petiscos típicos alentejanos.
Em Elvas, ainda se brinda em tabernas típicas alentejanas, com iguarias regionais em espaços familiares como a Taberna do Adro e o Portal do Tempo. Para uma refeição mais formal, o Acontece oferece uma experiência completíssima.
Portalegre, a cidade das tapeçarias
A arte da tapeçaria dotou a cidade de um singular património artístico, expressão do espírito criativo português na indústria têxtil.
A técnica de Portalegre confere às tapeçarias características únicas – pelas dimensões das peças, estrutura plana, composição da trama 100% de lã, cores luminosas mas suaves e pelo isolamento térmico e acústico que proporciona. São editadas em séries limitadas de 1,4 ou 8 exemplares, sempre numeradas e autenticadas pelo artista com título, número e dimensões da peça.
Muitos artistas escolheram esta técnica para reproduzirem os seus trabalhos, nomeadamente Almada Negreiros, Vieira da Silva, Arpad Szenes, Júlio Pomar, entre outros.
A Baja Portalegre 500
Prepare-se para assistir ou participar na Baja Portalegre 500, uma desafiante competição. Ao longo do tempo, a sua notoriedade tem vindo a ganhar terreno prestígio internacional e hoje disputam-se nesta capital do Alto Alentejo as provas inseridas no Campeonato do Mundo FIA de Bajas Cross-Country.
Este evento ganhou vida através de José Megre, ex-piloto do Rally Paris-Dakar, com o seu amigo, sócio e navegador, Pedro Vilas Boas, bem como com a ajuda de um grupo de amigos, que deram início a atividades todo o terreno não competitivas. Em 1987, Portalegre tornou-se na cidade portuguesa que organizou e acolheu a primeira competição de todo o terreno, na altura denominada Rali Maratona de Portalegre – Finicisa.
Os mais novos também podem participar na Mini Baja 500 nas Classes Troféu Mini TT da FMP e Classe Mini BAJA ACP. As provas disputam-se com carros, motos, quads e SSV.
Outras recomendações
Portalegre também é um local para descontrair.
- O Pátio da Casa é um Café-Concerto que procura pôr ao alcance de todos a cultura e a música independente. Original e informal, pode ouvir artistas nacionais/internacionais, ver exposições, dançar ou apoiar escritores em lançamentos literários. A carta de bebidas é vasta.
- Na Praça da República há sempre diversão e noites animadas. O Gémeos Bar está aberto todos os dias, com festas temáticas à noite. Possui uma agradável esplanada, petiscos, bebidas e refeições ligeiras. Para quem gosta de dar um “pézinho de dança”, o Club House é o espaço irreverente para uma Dance Party temática.
- Quem comeu e bebeu bem em Portalegre sabe que é impossível regressar a casa sem levar iguarias. A loja Sabores de Santa Clara iniciou a sua atividade em 2005 com a venda do famoso Rebuçado de Ovo de Portalegre, um doce típico e autêntico, oriundo do século XVIII. Desde então, o negócio tem-se estendido aos licores, vinhos, queijos, bolachas e outras especialidades. Os sócios ACP têm desconto de 15%.
Sugestão de itinerários
Sugestão de itinerário 1 I 93 km
Tempo do percurso I 1h50 minutos, tempo de condução
Visita pelo norte de Portalegre, com passagem por Nisa, Castelo de Vide e Marvão. As mais belas paisagens naturais e o ar mais fresco do distrito.
Sugestão de itinerário 2 I 70km
Tempo do percurso I 1h2 minutos, tempo de condução
Um percurso quer estabelece a ponte entre Portalegre e Alter do Chão. Há ainda paragens no Mosteiro Flor da Rosa, no Crato.
.
Sugestão de itinerário 3 I 122km
Tempo do percurso I 1h54 minutos, tempo de condução
Itinerário mais extenso, com os locais essenciais situados a sul. Numa viagem de quase 2 horas, percorra as belas vilas raianas de Elvas e Arronches.
Conheça Portugal bem preparado:
com os melhores descontos e apoio em férias
Quando planear os seus destinos de férias tenha em conta que, se for sócio ACP, tem acesso a uma rede de descontos em alojamento e restauração que vão facilitar o seu acesso a experiências que ficam para a vida.
Para umas férias ainda mais inesquecíveis, o ACP Viagens coloca ao seu dispor um conjunto de programas e de pacotes com percursos e alojamentos, para que não tenha que se preocupar com nada a não ser fazer as malas.
SAIBA MAIS
Conteúdo produzido por
Guias Turísticos Coolguide4you