Portalegre

Porto (lugar de passagem) alegre (pela verdura decorrente da água abundante)

Porquê Portalegre?

Portalegre é a capital do distrito homónimo e sede de município. Esta cidade da do Alto Alentejo eleva-se entre os 400 e os 600 metros e revela uma paisagem peculiar, com uma localização privilegiada. As melhores estações para visita são a primavera e o outono, quando a natureza transforma as cores e exibe o seu esplendor

Embora a norte de Portalegre ainda se encontrem planícies características do Alentejo, avistam-se também áreas montanhosas que definem a paisagem beirã. Uma região com características únicas, na origem do Parque Natural da Serra de São Mamede, onde é possível encontrar veados, castanheiros, sobreiros e a maior colónia de morcegos da Europa. Outra visita obrigatória: o Miradouro do Pico da Serra de São Mamede, o ponto mais alto a sul do Tejo, com uma fabulosa vista que cativa quem por ali passa. 

A mestria da Tapecaria

O símbolo
As histórias seculares da tapeçaria local

A paz do campo

Momento Zen
A infinita paisagem dos campos portalegrenses

Com um vasto património histórico, os monumentos constituem o ADN da cidade e dão-lhe intemporalidade. A Sé Catedral, o Castelo de Portalegre, o Museu Robinson e o Museu da Tapeçaria de Portalegre, onde pode apreciar as famosas tapeçarias murais e decorativas, são de visita obrigatória. Salientamos também a Casa Museu José Régio, onde pode ver a coleção pessoal de arte popular e sacra do escritor.

Além de monumentos, a localização privilegiada de Portalegre permite visitar diversos destinos que compõem o distrito, sem necessidade de viagens longas e dispendiosas. Elvas, Forte de Santa Luzia, Marvão, Castelo de Vide, Nisa, Crato, Alter do Chão e Nisa são alguns dos quinze municípos que  se encontram a curta distância.

A gastronomia e os vinhos são imperdíveis, com raízes firmes nas ricas tradições alentejanas. A doçaria é maioritariamente conventual, destacando-se as barrigas de freira, pão de rala, toucinho-do-céu, fidalgo, ovos-moles, castanhas de ovos, rebuçados de ovos de Portalegre e amêndoas de Portalegre.


Vista privilegiada de Portalegre


Onde dormir

Inaugurado em 2022, o Portalegre Palace é sinónimo de luxo, bom gosto e qualidade. Situado no centro, proporciona experiências únicas segundo o "The New Luxury Concept". O antigo palacete do século XIX tem hoje a traça original do edifício e um conceito que valoriza o património, pessoas, gastronomia e cultura local. Composto por 9 suites e 2 quartos espaçosos, os seus nomes estão associados a doces conventuais. Ao pequeno-almoço, aprecie uma seleção variada de produtos locais e da época. Ao almoço, desfrute do conceito de cozinha aberta. Ao efetuar a reserva, tem desconto ACP de 10%.

O Mosteiro do Crato é também uma ótima escolha. Situado a 20 km de Portalegre, na aldeia de Flor da Rosa, o que começou por ser um convento do século XIV é hoje um hotel moderno de 5 estrelas que proporciona a experiência memorável de pernoitar num monumento. O espaço está cheio de história, bem recuperado e decorado, oferecendo todas as comodidades e serviços para descansar sem interrupções. Dispõe de Spa e massagens, passeios a cavalo, caminhadas e pesca. Berço do Santo Condestável D. Nuno Álvares Pereira, há muito para visitar. Aproveite o desconto ACP até 15% na sua reserva.

Portalegre Palace
Portalegre Palace

Mosteiro do CratoMosteiro do Crato

O que visitar?

Os vários edifícios e monumentos de Portalegre são verdadeiros contadores de histórias. Mas antes da sua visita, certifique-se de que os edifícios se encontram abertos ao público, pois encerram quando exigem obras ou restauros. 

O Castelo e as Muralhas de Portalegre contam a sua importância na defesa da raia alentejana em diferentes períodos históricos, dos finais do século XIII aos inícios do século XIV. Apercebendo-se desta importância, D. Dinis integrou Portalegre na propriedade da coroa em 1300.

O Castelo é composto por uma muralha dupla de doze torres e sete portas. Atualmente, é possível visitar a Porta de Alegrete, a Porta do Crato e a Porta da Devesa.

No ponto mais alto da cidade, estratégico em tempos bélicos, é possível imaginar o castelo e as suas gentes lutando e defendendo a sua identidade. 

Castelo e as Muralhas de Portalegre
O Castelo e as Muralhas de Portalegre

Catedral de Portalegre
A Catedral de Portalegre

O início da construção da Sé de Portalegre data de 1556, no terreno onde se erguia a Igreja de Santa Maria do Castelo. O seu estilo começou por seguir as tornas estilísticas de um renascentismo tardio, mas o templo ditou, entre 1737 e 1798, um estilo barroco, como se observa desde logo no trabalho de pedra dos pórticos na fachada e nas torres sineiras. 

Também chamada Catedral de Portalegre e Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, a Sé sofreu várias remodelações ao longo do tempo, mas manteve sempre o património digno de destaque: painéis de azulejos seiscentistas, um conjunto de pintura maneirista e esculturas com os mais precisos detalhes.

É igualmente imprescendível conhecer o Museu da Tapeçaria de Portalegre, onde o passado se cruza com a arte contemporânea. A tapeçaria mural decorativa desta cidade é “uma obra de arte tecida com obras de arte” e conta nos seus catálogos com pintores como Almada Negreiros, Vieira da Silva e Júlio Pomar, entre outros. Mundialmente conhecida, também se executa tapeçaria por encomenda.

A Casa-Museu José Régio, instalada na casa do escritor e professor José Régio (1901-1969), abriu portas em 1971. Dezassete salas de exposição permanente revelam coleções, reunidas ao longo da vida: escultura, pintura, faiança, mobiliário, metais, têxteis e registos. A coleção de arte sacra mostra-nos crucifixos de diversos materiais e das mãos de vários artesãos.

Inaugurado em 1918 e situado junto à Sé, o Museu Municipal possui um acervo muito rico de arte sacra, a sua coleção mais importante, proveniente de igrejas e conventos do distrito. O museu oferece-lhe outras coleções como faiança portuguesa, pintura, mobiliário, caixas de rapé, etc. Descubra também o primeiro automóvel a circular na cidade, um Clément de 1900.

Onde comer

A humilde fachada marca a entrada para um espaço acolhedor, rústico e de homenagem ao mundo taurino. No centro histórico de Portalegre encontra-se o Solar do Forcado, um restaurante de cozinha tradicional, especializado em carnes, como o Touro de Lide, em homenagem aos Forcados. Destaque para os pratos à base de espetadas e estufados. Prove a espetada de toiro bravo ou o veado com migas. Acompanhe com um bom vinho alentejano.

Coroa da gastronomia tradicional alentejana, o restaurante Tombalobos coloca o Alentejo e as suas tradições à mesa. Exeperimente os clássicos com origem nos produtos locais: pétalas de toucinho, barriga de porco assado com migas, costeletinhas de coelho fritas com mel e limão ou a açorda e as sopas de tomate.

Outras sugestões familiares e tradicional: Sal, Alho e Etc - concorrente no programa 7 Maravilhas da Nova Gastronomia com "Fava Magana".

Em Marvão, faça uma paragem no Mil-Homens. Aberto desde 1967, na aldeia da Portagem, mantém o receituário familiar há 3 gerações. Faça também um pequeno desvio do Alentejo profundo e experimente o Pirolito, espaço de vinho e de tapas em Castelo de Vide, ou a Taverna da Vila, em Nisa, com um belo exterior. Ambos servem comida e petiscos típicos alentejanos.

Em Elvas, ainda se brinda em tabernas típicas alentejanas, com iguarias regionais em espaços familiares como a Taberna do Adro e o Portal do Tempo. Para uma refeição mais formal, o Acontece oferece uma experiência completíssima.


A vista de Portalegre


Portalegre, a cidade das tapeçarias

A arte da tapeçaria dotou a cidade de um singular património artístico, expressão do espírito criativo português na indústria têxtil.

A técnica de Portalegre confere às tapeçarias características únicas – pelas dimensões das peças, estrutura plana, composição da trama 100% de lã, cores luminosas mas suaves e pelo isolamento térmico e acústico que proporciona. São editadas em séries limitadas de 1,4 ou 8 exemplares, sempre numeradas e autenticadas pelo artista com título, número e dimensões da peça.

Muitos artistas escolheram esta técnica para reproduzirem os seus trabalhos, nomeadamente Almada Negreiros, Vieira da Silva, Arpad Szenes, Júlio Pomar, entre outros.

Montes do Douro

Paco Episcopal

(Imagens da autorida da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre

A Baja Portalegre 500

Prepare-se para assistir ou participar na Baja Portalegre 500, uma desafiante competição. Ao longo do tempo, a sua notoriedade tem vindo a ganhar terreno prestígio internacional e hoje disputam-se nesta capital do Alto Alentejo as provas inseridas no Campeonato do Mundo FIA de Bajas Cross-Country.

Este evento ganhou vida através de José Megre, ex-piloto do Rally Paris-Dakar, com o seu amigo, sócio e navegador, Pedro Vilas Boas, bem como com a ajuda de um grupo de amigos, que deram início a atividades todo o terreno não competitivas. Em 1987, Portalegre tornou-se na cidade portuguesa que organizou e acolheu a primeira competição de todo o terreno, na altura denominada Rali Maratona de Portalegre – Finicisa.

Os mais novos também podem participar na Mini Baja 500 nas Classes Troféu Mini TT da FMP e Classe Mini BAJA ACP. As provas disputam-se com carros, motos, quads e SSV.



Outras recomendações

Portalegre também é um local para descontrair.

  • O Pátio da Casa é um Café-Concerto que procura pôr ao alcance de todos a cultura e a música independente. Original e informal, pode ouvir artistas nacionais/internacionais, ver exposições, dançar ou apoiar escritores em lançamentos literários. A carta de bebidas é vasta.

  • Na Praça da República há sempre diversão e noites animadas. O Gémeos Bar está aberto todos os dias, com festas temáticas à noite. Possui uma agradável esplanada, petiscos, bebidas e refeições ligeiras. Para quem gosta de dar um “pézinho de dança”, o Club House é o espaço irreverente para uma Dance Party temática.

  • Quem comeu e bebeu bem em Portalegre sabe que é impossível regressar a casa sem levar iguarias. A loja Sabores de Santa Clara iniciou a sua atividade em 2005 com a venda do famoso Rebuçado de Ovo de Portalegre, um doce típico e autêntico, oriundo do século XVIII. Desde então, o negócio tem-se estendido aos licores, vinhos, queijos, bolachas e outras especialidades. Os sócios ACP têm desconto de 15%

Sugestão de itinerários

Sugestão de itinerário 1 I 93 km
Tempo do percurso I 1h50 minutos, tempo de condução

Visita pelo norte de Portalegre, com passagem por Nisa, Castelo de Vide e Marvão. As mais belas paisagens naturais e o ar mais fresco do distrito.

Sugestão de itinerário 2 I 70km
Tempo do percurso I 1h2 minutos, tempo de condução

Um percurso quer estabelece a ponte entre Portalegre e Alter do Chão. Há ainda paragens no Mosteiro Flor da Rosa, no Crato.

.   

Sugestão de itinerário 3 I 122km
Tempo do percurso I 1h54 minutos, tempo de condução

Itinerário mais extenso, com os locais essenciais situados a sul. Numa viagem de quase 2 horas, percorra as belas vilas raianas de Elvas e Arronches. 

Conheça Portugal bem preparado:
com os melhores descontos e apoio em férias

Quando planear os seus destinos de férias tenha em conta que, se for sócio ACP, tem acesso a uma rede de descontos em alojamento e restauração que vão facilitar o seu acesso a experiências que ficam para a vida.

Para umas férias ainda mais inesquecíveis, o ACP Viagens coloca ao seu dispor um conjunto de programas e de pacotes com percursos e alojamentos, para que não tenha que se preocupar com nada a não ser fazer as malas.

SAIBA MAIS

&Cool Guide 4 You

Conteúdo produzido por
Guias Turísticos Coolguide4you

scroll up