Mesmo tendo em consideração que a degradação da bateria pode variar consoante o modelo ou as circunstâncias externas (como as condições climatéricas), a verdade é que existem medidas que prolongam a sua longevidade:
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Nível de carga da bateria
Evite cargas e descargas completas. O ideal para ampliar a vida útil da bateria é ter um nível de carga entre 20% e 80%. Abaixo ou acima destas percentagens sofrem maior desgaste. Por isso, faça carregamentos completos somente quando vai percorrer distâncias longas. Opte por carregar quando a bateria estiver a um nível baixo, mas sem deixá-la esgotar totalmente.
Aliás, se não carregar até aos 100%, usufrui da vantagem de poder armazenar a energia gerada pelo sistema de travagem regenerativa. Caso a bateria esteja totalmente carregada, isso não é possível. Por outro lado, se imobilizar o veículo por períodos mais longos, é aconselhável deixar a carga num nível intermédio (50% a 60%).
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Ciclos de carga e de descarga
A “saúde” das baterias dos carros elétricos depende, igualmente, da forma como são concretizados os carregamentos. Nestes casos, acontece o mesmo que nos telemóveis ou nos computadores portáteis: carregamentos frequentes de curta duração, mesmo sendo lentos, comprometem a durabilidade da bateria.
É aconselhável reduzir os ciclos de carga e descarga ao mínimo necessário. Uma condução mais económica ou uma utilização mais criteriosa do sistema de ar condicionado, por exemplo, são ajudas importantes.
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Velocidade dos carregamentos
O tipo de carregamento — mais lento ou mais rápido — também pesa na durabilidade média das baterias para carros elétricos. Prefira os carregadores inteligentes e as tomadas de carga lenta, que ajudam a preservar a integridade das baterias.
As cargas rápidas, quando usadas com frequência, degradam a capacidade e o rendimento, reduzindo a longevidade em cerca de 1% a cada ano. Isto porque os carregamentos com maior potência provocam um aumento da temperatura e danificam as células da bateria.
Assim, reserve os carregamentos rápidos para as situações estritamente necessárias. Adote a rotina de carregamento no modo de baixa potência, por exemplo, durante a noite.
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Temperaturas
É certo que não se controlam as condições climatéricas, mas é possível tomar precauções para controlar a exposição das viaturas elétricas ao meio. As temperaturas extremas (muito frio ou calor) prejudicam a vida útil das baterias.
Por exemplo, para evitar temperaturas demasiado elevadas, escolha estacionar o veículo em zonas de sombra, nos dias mais quentes. De igual modo, evite deixar o automóvel em locais com temperaturas extremamente baixas.
Evite, ainda, carregar as baterias para carros elétricos debaixo de sol intenso ou após uma viagem longa a alta velocidade. Nesses casos, deve desligar o carro e esperar que arrefeça, antes de iniciar o carregamento. Estes cuidados são ainda mais cruciais se não dispõe de um sistema de refrigeração da bateria.
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Decisões de condução
A forma como conduz não tem influência direta nas baterias para carros elétricos, mas implica um maior ou menor consumo de energia. Isso terá impacto na quantidade e frequência dos carregamentos.
Evitar velocidades mais elevadas, acelerações bruscas ou trajetos exigentes pode revelar-se útil. Por outro lado, o uso recorrente do sistema de travagem regenerativa pode também tornar-se uma ajuda preciosa.
São várias as estratégias que permitem prolongar a vida útil das baterias para carros elétricos. Todavia, haverá um momento em que a capacidade máxima não ultrapassará 70% ou 80%. Será entã altura de substituir este componente. Para uma avaliação adequada, deve consultar um especialista.
Nessa altura, há sempre a possibilidade de reciclar ou dar uma nova vida a este equipamento. A reutilização pode passar pelo seu emprego, por exemplo, para armazenar energia em casa ou na empresa.