Quem pretende aderir à eletrificação, pode questionar-se sobre se existirão características especiais para os pneus dos carros elétricos. Afinal, estes veículos aparentam ser, exteriormente, bastante similares aos automóveis a combustão. Contudo, a verdade é que viaturas diferentes exigem pneus distintos.
Nos veículos elétricos, os pneus convencionais sofrem um desgaste significativamente mais rápido. Saiba o que justifica a necessidade de recorrer a pneus específicos para elétricos, quais são as suas características e os seus benefícios.
Pneus específicos para elétricos: porquê?
Há um conjunto de fatores, como o peso e o poder de aceleração (o binário máximo fica disponível desde o arranque), por exemplo, que acabam por exigir mais dos pneus para carros elétricos. Estas são algumas das variáveis primordiais:
- Peso dos carros elétricos
Em comparação com os veículos a combustão, os carros elétricos apresentam um peso superior. Em média, podem possuir mais 300 kg do que um automóvel a gasolina ou a diesel. Este diferencial prende-se com as baterias.
Além disso, importa referir que, assim que é pressionado o acelerador, 100% da potência é disponibilizada de imediato. Essa aceleração instantânea resulta em transferências de peso superiores àquelas que se verificam num veículo a combustão, acrescentando desgaste aos pneus. Desse modo, revela-se necessário que os pneus para carros elétricos apresentem uma resistência superior e demonstrem uma boa capacidade de aderência.
Nos veículos a combustão, está-se habituado ao ruído do motor. Como tal, não se sente o som emitido pelo rolamento dos pneus. Um caso bem diferente nos automóveis elétricos. Dado que contam com motores silenciosos, todos os ruídos circundantes sobressaem. Para evitar que isso aconteça (tornando a experiência de condução mais desagradável), os pneus para carros elétricos são concebidos para minimizar o ruído do rolamento.
A eficiência energética é um dos pontos vitais para os veículos elétricos. Para não ficar inesperadamente sem bateria - um risco incontornável no planeamento de viagens longas, por exemplo - torna-se relevante maximizar a autonomia. Também neste aspeto os pneus desempenham um papel importante.
Com uma resistência ao rolamento inferior, os pneus para carros elétricos limitam as perdas energéticas. Ora, a otimização da utilização de energia culmina num aumento da autonomia do veículo. Estima-se que os ganhos energéticos possam representar até 7% de poupança da bateria, comparativamente aos pneus convencionais.
Quais são as características específicas dos pneus para carros elétricos?
Todas estas exigências levaram a que os fabricantes de pneus criassem soluções específicas para veículos elétricos. Destacam-se algumas características típicas desses pneus:
- Mais silenciosos
- Forte aderência
- Resistência redobrada
- Rigidez lateral (assegurando uma elevada aderência em curva e um ruído interno menor)
Para produzirem pneus para carros elétricos, os fabricantes tiveram de alterar a sua estrutura e recorrer a outros materiais. As próprias marcas de automóveis desenvolveram múltiplos modelos, que podem ser utilizados neste tipo de veículos. Assim, aquando da escolha dos pneus mais adequados, importa considerar não só as especificidades da fonte de energia da viatura, mas também o seu modelo — mais desportivo ou familiar.
Pelas características que apresentam, estes pneus são, em média, mais caros do que os convencionais (estimativas de custos 20% a 30% superiores). Todavia, as vantagens são claras. Ao escolher pneus específicos para carros elétricos estará a melhorar a experiência de condução e a otimizar a autonomia do veículo.
Descubra as vantagens ACP
Se possui um automóvel elétrico, fique a conhecer o conjunto de serviços e benefícios disponibilizados pelo ACP para este tipo de viaturas.
Saiba mais