10 regras de golfe muito mal compreendidas..

Drive da Semana - Artigo #2

regras-golf-site

Os jogadores de golfe quebram umas regras mais que outras, seja por desconhecimento, mal-entendidos ou por influência dos habituais mitos que circulam pelos clubes. Apresentamos 10 das regras de golfe mais mal compreendidas da atualidade...

(1) Sprinkler (boca de rega) na linha da bola

Nesta situação, não existe alívio automático (free drop), de acordo com as Regras do Golfe.
Mas, se bola realmente estiver em cima do Sprinkler (boca de rega), interferir com o stance ou o movimento pretendido, tem direito ao drop sem penalidade, mas não porque está na linha da sua bola e tencionava executar a pancada com o seu putter.
No entanto, alguns campos poderão ter uma Regra Local que permita o drop sem penalidade se sua bola estiver a até dois metros de uma boca de rega, que por sua vez, esteja também à distância máxima de dois metros do green. Se nenhuma Regra Local desse tipo existir, não poderá ter alívio sem penalidade. Logo, deve consultar as regras locais para o dia estabelecidas pela comissão técnica.

(2) Impedimentos soltos em bunkers e áreas de penalidade

Folhas, galhos, pedras e outros detritos que não estão firmemente fixados, são considerados impedimentos soltos. 

Muitas vezes, este tema gera mal entendidos, pois as Regras mudaram radicalmente em 2019. Antes de 2019, não era permitido retirar impedimentos soltos em bunkers ou áreas de penalidade. Agora, é permitido.
No entanto, vale a pena referir que não deve tentar retirar impedimentos soltos à volta da bola se existir risco desta se mover.
Porquê? Pois caso a bola se mova, pode incorrer numa pancada de penalidade, por infração à Regra 9.4b.

(3) Estacas brancas que definem o fora de limites

Um dos problemas recorrentes com as estacas brancas que indicam o fora de limites do campo, é o facto de serem amovíveis na maioria das vezes, mas não classificadas como obstruções móveis de acordo com as Regras do Golfe, mesmo sendo facilmente removíveis.
Em vez disso, elas limitam o campo e são consideradas obstruções fixas, ou seja, não se podem retirar do local.
Assim, se uma estaca branca interferir na posição da sua bola, com o stance ou swing, não existe alívio sem penalidade.
Se não conseguir executar a pancada pelo facto de a estaca não permitir, terá que dropar a bola, mas com penalidade de acordo com a Regra 19.
No entanto, se remover uma estaca do local para conseguir executar a pancada, perceber o erro que cometeu e corrigir antes de jogar, ainda o poderá fazer sem incorrer numa infração e ser penalizado, “restaurando as condições” de jogo, conforme a Regra 8.1c - ou seja, recolocando a estaca branca exatamente onde estava.

(4) Existência de areia na gola do green (avant green)

Um jogador só pode remover areia solta se esta estiver dentro do green, nunca na área geral do campo. Isso significa que, se estiver fora da superfície do green a executar, por exemplo, um Putt, e na linha de jogo existir bastante areia, tanto no green quanto na borda (parte da área geral), segundo as regras de golfe, um jogador pode limpar a areia solta no dentro do green, mas não a que estiver fora do green (borda/avang green)*
*a menos que essa areia tenha ido lá parar depois da sua bola lá estar, por intermédio, por exemplo, de um shot de bunker de outro jogador após a sua bola lá estar.

(5) Em match play, não é permitido terminar um putt que não tenha sido concedido.

Na modalidade de Match Play, se um jogador deixar a bola a dois palmos do buraco, e o seu adversário estiver noutra parte do green, mais longe, não é permitido fazer um “tap in” e terminar o buraco em match play, como seria normal e possível de fazer na modalidade de strokeplay.
Os golfistas são sempre encorajados a fazer “tap in´s” quando estão a jogar na modalidade stroke play como parte da dinâmica do 'ready golf', para que o jogo lento seja evitado.
Mas tal não é possível em match play, pois isso constituiria jogar fora da sua ordem.
Embora não exista lugar para penalidade, caso uma situação destas aconteça, o oponente pode exigir que a pancada seja repetida, de acordo com a Regra 6.4, respeitando a ordem de jogo.

(6) Não é possível “puttar” num “green errado”

O “green errado” é definido como qualquer green no campo que não seja referente ao buraco que estamos a jogar nesse momento. As definições do golfe dizem que os “greens errados” são parte da área geral. As Regras do Golfe não permitem jogar a partir de um “green errado”.
De acordo com a Regra 13.1f, quando uma bola se encontra num “green errado”, o jogador deve fazer o drop sem penalidade, no ponto mais próximo, não mais perto do buraco, onde o “green errado” já não interfira com a posição da sua bola, stance ou swing.
Essa regra é muitas vezes desrespeitada quando dois greens se encontram muito próximos. Na realidade, não é mesmo possível nem executar uma pancada do green errado, mas sequer ter os pés (stance) nesse green errado.

(7) O significado de “injogável”

O jogador pode sempre considerar a sua bola injogável em qualquer ponto do campo, exceto se a bola está num obstáculo de água. O jogador é a única pessoa que pode decidir se a sua bola está injogável.
Se o jogador considerar que a sua bola está injogável, pode com a penalidade de uma pancada:

  • a. Jogar uma bola de tão perto quanto possível do ponto de onde a bola original foi jogada pela última vez (ver a Regra 20-5); ou
  • b. Deixar cair uma bola atrás do ponto onde ela se encontra, mantendo esse ponto no alinhamento entre o buraco e o ponto onde a bola vai ser deixada cair, sem limite para a distância onde, atrás desse ponto, a bola pode ser deixada cair; ou
  • c. Deixar cair uma bola dentro da distância de dois tacos do ponto onde a bola se encontra, mas não mais perto do buraco.

Se a bola injogável está num obstáculo de areia, o jogador pode proceder de acordo com as alíneas a, b ou c. Se decide proceder de acordo com as alíneas b ou c, a bola tem de ser deixada cair no obstáculo de areia.


(8) Não é permitido declarar a bola como “perdida”

É um erro pensar que podemos declarar a nossa bola como perdida. Em nenhum momento o podemos fazer.
Na verdade, as secções de Definições das regras de golfe definem bola “perdida” da seguinte forma: “Uma bola de golfe é considerada perdida se não for encontrada após três minutos de começarem a procurar, jogador, caddie, parceiro ou caddie do parceiro.
Caso a pancada termine no meio dos arbustos, não posso informar os meus parceiros que a “minha bola está perdida”. Mesmo que um jogador não queira procurar a bola, o seu parceiro ou adversário podem fazê-lo, e, se encontrarem a bola, passa a estar em jogo não podendo ser declarada como perdida.
Se não quiser encontrar a bola original, pois pode estar num local complicado, então deve bater outra bola, com uma pancada de penalidade, passando automaticamente a ser bola em jogo e, mesmo que encontre a bola original, já não poderá optar por essa bola.

(9) Acidentalmente fiz mover a minha bola.

As Regras do Golfe dizem que, se um jogador foi responsável por fazer mover a nossa bola, ainda que acidentalmente, incorre numa penalidade. Muitos jogadores de golfe acreditam que não existe penalidade por mover a bola acidentalmente na área geral, possivelmente porque confundiram com as exceções à regra, que dizem não existir penalidade caso tal aconteça dentro do green ou enquanto procuramos a bola em qualquer parte do campo.
Mas na área geral, bunkers e áreas de penalidade, o jogador incorre numa penalidade por causar a bola mover-se da sua posição original.

Caso isso aconteça, o jogador deve corrigir a infração e recolocar a bola no local original, caso contrário estará a bater a próxima pancada de um local errado, incorrendo em duas pancadas de penalização (Regra 9.4).

(10) Encontrar o ponto mais próximo da não interferência

Quando um jogador procura fazer um drop, por exemplo, de um caminho do buggy ou de uma obstrução inamovível, existe a ideia de que terá direito a um “lie” perfeito para a sua bola ficar, com linha para a bandeira.
Muitas vezes, ao definir o ponto mais próximo para fazer o drop de uma obstrução ou condição anormal do curso, ficamos com a bola dentro de um arbusto ou atrás de uma árvore.
Dentro da área geral, não terá alívio (free drop) de árvores, arbustos ou maus “lies”.
Lembre-se que, é o ponto “mais próximo” e não o “mais bonito”.

Bom Golfe!

Manuel Quinta

scroll up