Mês de abril é: Vinhos Quinta do Côtto

É com grande satisfação que renovamos a parceria com um importante parceiro ACP Golfe, e uma das marcas mais antigas e prestigiantes de uma das regiões mais famosas do mundo – o Douro.

imagem-Golfe-Quinta-Cotto-2-redux

A Quinta do Côtto, em Cidadelhe, relativamente perto da Régua, é uma propriedade de 75 hectares de vinha e um solar construído no século XVIII. Os proprietários da quinta, a família Montez Champalimaud, produziram exclusivamente Vinho do Porto até ao início do século XX. Em 1980 Miguel Champalimaud lançou o primeiro Quinta do Côtto Grande Escolha, consolidando o conceito de vinhos de quinta do Douro, nessa data ainda raros na região.

A marca Quinta do Côtto cresceu muito em notoriedade desde então, até se tornar numa das mais clássicas e prestigiadas referências da região do Douro.

A produção de vinho na Quinta, foi centrada durante séculos no vinho do Porto mas também em pequenas quantidades de vinho branco e tinto para consumo exclusivo da família.

Sob a liderança de Miguel Champalimaud, que a partir de 1976 tomou a seu cargo a produção dos vinhos da Quinta do Côtto, assistiu-se ao estabelecimento do conceito de Vinhos de Quinta que, nos últimos 30 anos, tem sido o conceito estruturante da vitivinicultura e enologia Portuguesa.

Desde então, gradualmente, fruto da crescente qualidade dos mesmos, os Vinhos de Quinta afirmaram-se e ganharam mercado e reputação em toda a Europa. A evolução referida foi possível, graças à consolidação do conceito de Vinho de Quinta, liderado pela Quinta do Côtto.

Confirmamos o apoio para as duas principais provas de abril:

17 (quarta-feira) - 4ª prova Circuito Sénior ACP - Quinta da Beloura

27 (sábado) - 3ª prova Grande Prémio ACP - Ribagolfe 1

Conheça todos os seus vinhos.

A Quinta

Os Vinhos

QUINTA DO CÔTTO VINHA DO DOTE TINTO 2015
Tinto | Douro
Este vinho foi produzido de uma só parcela de vinhas velhas, com várias castas durienses e com mais de 80 anos. Estágio de 15 meses e barricas usadas de Carvalho. Cor rubi. Aroma complexo, notas de especiarias e frutos vermelhos maduros a marcar. Bom volume de boca, sério, taninos maduros e com frescura a equilibrar bem o conjunto. Final longo e persistente. À mesa acompanha bem carne de caça e cabrito assado ou estufado.

QUINTA DO CÔTTO 2016
Tinto | Douro
Vinhas com idades superiores a 15 anos, predominam as variedades Touriga Nacional, Touriga Franca, Sousão, Tinto Cão e Tinta Roriz. Parte do vinho estagia cerca de 12 meses em barricas de carvalho. A boa acidez leva-o a acompanhar uma grande variedade de pratos, com destaque para as massas (em especial com molho de tomate) estufados de aves ou assados de porco. Óptimo para beber enquanto jovem. Terá uma evolução positiva se guardado entre 4 a 5 anos após esta colheita.

PAÇO DE TEIXEIRÓ 2017
Branco | Vinhos Verdes
É o vinho branco produzido na quinta do Paço de Teixeiró, em que predomina a variedade tradicional Avesso.
O seu aroma e sabor de grande fineza e complexidade, combinam de forma surpreendente e intensidade e a frescura, o que conjugando com uma excepcional capacidade para amadurecer em garrafa, faz dele um caso notável no panorama dos vinhos portugueses 

CONTACTOS
Quinta do Côtto
Montez Champalimaud, Lda.
Quinta do Côtto Cidadelhe
5040-154 – Mesão Frio
GPS
41º 10' 14.83'' N
7º 50' 41.91'' W
Telefone: + 351 254 899 269
Fax: + 351 254 899 887

scroll up