Mobilidade elétrica em Portugal | 2025

Estudo Observatório ACP

As principais conclusões do mais recente estudo, obtido através de entrevistas a mais de 1.550 pessoas, espelham um adensar da incerteza dos consumidores nesta tipologia de veículos comparativamente ao verificado em 2023, que não será alheio à atual conjuntura económica e política mundial.

Das pessoas sem carro elétrico que participaram no estudo, a maioria (57%) assume que é atualmente mais barato circular com um veículo elétrico do que a combustão, mas apenas 30% admitem a possibilidade de comprar um carro elétrico.

Entre os entrevistados que possuem carro elétrico, 69% faz entre um e três carregamentos semanais, 67% efetua em média mais de 400 quilómetros por mês e 60% faz viagens médias ou curtas (até 60 quilómetros), sendo pouco frequentes as viagens superiores a 90 quilómetros.

Relativamente aos carregamentos, a grande maioria (86%) carrega o veículo em casa, mas para 27% dos inquiridos encontrar um posto de carregamento disponível é uma tarefa difícil, principalmente nas pequenas cidades e vilas e nas áreas rurais.

Para os entrevistados sem carro elétrico, a autonomia superior a 400km era motivo para se sentirem mais confortáveis com esta opção de motorização.

Para metade destes portugueses (51%) é possível comprar um carro elétrico entre 20.000€ e 40.000€, mas 49% aponta um teto máximo de 30.000€ para assumir a probabilidade de compra.

Consulte o estudo

 

Sumário executivo “Mobilidade Elétrica em Portugal 2025”

  • Em Portugal, em média, existem 2 automóveis por agregado familiar.
  • Aproximadamente 2 em cada 5 automóveis tem entre 14 e 5 anos (43%) e 22% com automóveis com 4 ou menos anos.
  • A maioria (62%) faz no máximo até 1000 km por mês .
  • Veículos eletrificados ainda com pouco impacto no parque automóvel português (Diesel /Gasóleo + Gasolina 65%).
  • Cerca de 1 em cada 3 não pretende trocar/ comprar carro (34%) e 35% admite trocar de carro entre 1 a 5 anos.
  • Mais de metade optaria por um automóvel com sistema de propulsão com componente elétrica.
  • 45% admite a possibilidade do próximo carro que comprar ser elétrico sobretudo pela preocupação com o ambiente e a economia. Para 51% é pouco ou nada provável a compra de um carro elétrico, sendo o preço, a autonomia e a demora nos carregamentos os principais entraves.
  • A maioria (70%) considera pouco ou nada provável a compra de um carro elétrico usado, sendo o estado da bateria o principal entrave.
  • 37% assumem dificuldade em encontrar locais para carregar automóveis elétricos e 35% dizem ser difícil carregar automóveis elétricos em casa.
  • Para metade (51%) é possível comprar um carro elétrico entre 20.000€ e 40.000€ mas, 49% aponta um teto máximo de 30.000€ para assumir a probabilidade de compra.
  • 1 em cada 3 já pesquisou online sobre carros elétricos (31%) e 1 em cada 10 já fez um test-drive e/ou visitou um stand para recolher informações.
  • Maioria (57%) assume que atualmente é mais barato circular com um veículo elétrico do que a combustão.
  • Grande maioria tem os carros elétricos há menos de 5 anos (82%) e efetua, em média, mais de 400km por mês com o veículo elétrico (67%), faz viagens médias ou curtas (60% até 60km), sendo pouco frequentes as viagens superiores a 90km.
  • Maioria faz entre 1 e 3 carregamentos semanais (69%) e 29% gastam mais de 7€ por carregamento em casa e 54% gastam mais 50€ por mês em carregamentos.
  • A grande maioria (86%) carrega o veículo em casa com uma frequência semanal (49%). Quase metade (44%) utiliza os postos públicos pelo menos 1 vez por mês. A maioria não carrega o veículo no trabalho.
  • Na escolha do local para carregar os seus veículos, os condutores optam em primeiro pelo preço mais baixo (69%), localização (65%) e carregadores rápidos (+ potência) (59%).
  • A escolha do local é feita para 37% dos condutores através da App, 29% optam pelos locais que já conhecem e 16% utilizam o computador de bordo.
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