BMW e Toyota com 4 estrelas na segurança

| Revista ACP

Marcas alemã e japonesa surpreendem nos resultados mais recentes do Euro NCAP, sobretudo no caso do i4.  

bmwi4-ncap-FB

Sete automóveis novos foram testados pelo Euro NCAP. Entre os cinco estrelas estão dois novos SUV, o Alfa Romeo Tonale e o KIA Sportage e ainda um carro eléctrico completo, o Cupra Born. Os modelos Mercedes-Benz T-Class e Mercedes-Benz Citan Tourer também se qualificaram para cinco estrelas. Finalmente, o Aygo X da Toyota e o i4 da BMW receberam quatro estrelas.

O Tonale, o primeiro modelo totalmente novo da Alfa Romeo desde o Stelvio em 2016, cumpriu todos os requisitos para uma classificação de 5 estrelas, apesar de não ter airbags centrais e de se ter revelado agressivo em colisões frontais. Globalmente, o SUV italiano tem um bom desempenho nos mais variados indicadores, inclusive nos testes de prevenção de colisões de utilizadores vulneráveis da estrada e oferece um sistema Attention Assist que pode detectar sonolência do condutor.

O Kia Sportage, agora totalmente renovado, partilha uma plataforma com o Hyundai Tucson, que recebeu 5 estrelas no ano passado. Está igualmente bem equipado e pontuado de forma muito semelhante nos testes de segurança, recebendo também 5 estrelas. O mesmo pode ser dito do Cupra Born, a alternativa mais desportiva do grupo VW ao ID.3.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Noutro segmento, a Mercedes-Benz traz o Citan Tourer e a sua versão mais equipada, a Classe T. Ambos partilham a plataforma do Renault Kangoo mas estão, transversalmente, melhor equipados com um novo airbag central para protecção adicional contra impactos laterais e características de segurança activa de alto desempenho.

O Toyota Aygo X é o mais recente lançamento no segmento altamente competitivo dos citadinos, onde cada euro conta. O pequeno carro para cruzar a cidade faz um bom resultado no geral, mas renuncia a alguns sistemas de segurança mais avançados, obtendo uma classificação de 4 estrelas.

Finalmente, o executivo compacto eléctrico i4 da BMW mostra que o luxo nem sempre significa um melhor desempenho em termos de segurança. Equipado com um conjunto de sensores semelhantes aos da série 3 testados em 2019, falhou em alguns pontos críticos para evitar colisões e alcançou uma classificação de 4 estrelas.

scroll up