Uma proposta apresentada no Parlamento Europeu pretende reduzir os limites de velocidade para os motociclos, a fim de reduzir os acidentes rodoviários.
A lógica por detrás da iniciativa - que partiu da relatora do Parlamento Europeu, Karima Delli, que é também Presidente da Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu - é clara: se os motociclos, que estatisticamente estão envolvidos numa quantidade não proporcional de acidentes rodoviários em relação à percentagem de tráfego rodoviário que representam, forem obrigados a andar mais devagar, estarão, naturalmente, envolvidos em menos acidentes e, por conseguinte, a segurança rodoviária aumentará.
Além disso, a proposta defende que devem existir diferentes limites de velocidade para os diferentes titulares de cartas de condução de motociclos, entre A1, A2 e A, com o limite a aumentar para as cartas mais avançadas.
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Outra das propostas daquela relatora incluem a eliminação da flexibilidade dos Estados-Membros da UE, que permite estabelecer limites de idade mais baixos para determinadas cartas de condução. É também proposto que o limite de idade para a carta A1 (125cc até 11kW) seja aumentado e que o acesso direto à carta A não esteja disponível a partir dos 24 anos.