Os insuficientes postos de carregamento e o elevado preço estão entre os principais motivos levam muitos consumidores portugueses a não se decidirem pela compra de automóveis elétricos, optando, antes, por modelos híbridos. Mas no resto da Europa, a situação parece não ser diferente e até mesmo nos EUA.
Sendo, então, a crescente venda de automóveis híbridos uma tendência generalizada, os construtores continuam a apostar neste tipo de veículos que associam motor a combustão com motor elétrico, alargando as suas gamas e a oferecerem mais opções, ficando para trás os planos ambiciosos de eletrificação, embora a venda de veículos totalmente elétricos continue a crescer.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
De acordo com os dados mais recentes da indústria automóvel europeia, os modelos híbridos representam agora cerca de metade das vendas. Os motores totalmente a gasolina representam 36% das vendas (caíram 2% relativamente a 2023) e os modelos a gasóleo representam 13% da quota de mercado, ou seja, mantiveram-se estáveis relativamente ao ano passado.