O 4 E-Hybrid é o novo modelo da gama Panamera que se apresenta com controlo da tração integral e uma autonomia em modo elétrico de 50 quilómetros. Com 340 kW (462 CV) de potência, tem um consumo médio de 2,5 l/100 km no Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC) para veículos híbridos plug-in, a que correspondem 56 g/km de emissões de CO2. O Panamera 4 E-Hybrid já está disponível para encomendas com preços que em Portugal se iniciam nos 115.337€, mais impostos incluídos à data deste comunicado.
O novo Porsche híbrido plug-in arranca sempre em modo elétrico e circula sem emitir gases de escape até uma autonomia de 50 quilómetros e até uma velocidade máxima de 140 km/h. No entanto, o Panamera também é um veículo desportivo entre as berlinas de luxo: este Porsche de tração integral alcança uma velocidade máxima de 278 km/h e disponibiliza um binário máximo de 700 Nm desde parado, sem hesitações. O híbrido desportivo de quarto portas quebra a barreira dos 100 km/h em apenas 4,6 segundos. O binário é distribuído pelas quatro rodas e as três câmaras da suspensão pneumática asseguram um equilíbrio exemplar entre o conforto e a dinâmica.
Juntamente com o motor V6 a gasolina com desacoplamento automático, o motor elétrico estreia a nova geração do módulo híbrido da Porsche. Em contraste com o sistema electro-hidráulico do seu antecessor, o desacoplamento do novo Panamera é atuado de forma eletromecânica através de uma embraiagem de atuação elétrica (ECA), o que resulta em tempos de resposta ainda mais rápidos. Tal como nos restantes modelos da segunda geração do Panamera, uma nova, extremamente rápida e eficiente caixa de velocidades PDK de oito relações é utilizada para transmitir a potência às quatro rodas. Esta transmissão substitui a anterior caixa de oito velocidades com conversor de binário que equipava o seu antecessor.
O motor elétrico fornece potência através das baterias de iõs de lítio arrefecidas por líquido. E mesmo tendo em conta que a potência que as baterias armazenam (integradas sob o piso do compartimento da bagageira) tenha subido dos 9.4 para os 14.1 kWh, o seu peso permaneceu o mesmo. As baterias de alta voltagem demoram apenas 5.8 horas até estarem totalmente carregadas através de uma ligação de 230-V, 10-A. Se o condutor optar por utilizar o opcional carregamento de 7.2 kW com ligação de 230-V, 32-A, em vez do carregamento de 3.6-kW de série do Panamera, as baterias carregam em apenas 3.6 horas. O processo de carregamento também pode ser iniciado utilizando o temporizador do Porsche Communication Management (PCM), ou da aplicação Porsche Car Connect (para smartphones e Apple Watch). Além disso, o Panamera 4 E-Hybrid está equipado de série com o sistema de ar condicionado auxiliar para aquecer ou arrefecer o habitáculo enquanto carrega.