Tal como já nos habituou, ao Q6 e-tron “normal”, a Audi acrescenta agora o Q6 Sportback e-tron, uma proposta de carácter mais desportivo e visual mais esguio.
Revelado no Salão de Paris, o novo SUV-Coupé da Audi assenta na plataforma PPE (Premium Platform Electric) desenvolvida em parceria com a Porsche, faz da aerodinâmica um dos seus argumentos.
Afinal de contas, graças ao facto de o coeficiente aerodinâmico (Cx) ter descido dos 0,28 do Q6 para os 0,26 foi possível ganhar 22 km de autonomia, até um máximo de 656 km. Tudo isto com a mesma bateria do Q6 e-tron “normal”.
Quanto à gama de motorizações elétricas que equipam o Q6 Sportback e-tron, esta é bastante completa.
Na base encontramos uma versão com uma bateria mais pequena, com 83 kWh e um motor elétrico montado no eixo traseiro com 252 cv (185 kW). Acima desta variante encontramos a versão Performance, também com tração traseira.
Nesta versão a bateria tem 100 kWh de capacidade e o motor elétrico montado no eixo traseiro debita 306 cv (225 kW). É também esta versão que promete 656 km de autonomia.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Continuando a “escalar” na gama, chegamos à primeira versão com dois motores (um por eixo) e tração integral. Equipada com a mesma bateria de 100 kWh, esta variante debita uma potência máxima combinada de 387 cv (285 kW).
Por fim, no topo da oferta encontra-se o SQ6 Sportback e-tron, a versão mais desportiva. Também com dois motores, um por eixo, esta variante oferece 489 cv (360 kW), e acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,3s.
Ainda sem preços para Portugal, o novo Audi Q6 Sportback e-tron deverá chegar ao mercado no início de 2025.