Numa altura em que a Maserati prepara o lançamento de Gran Turismo elétrico, que vai chegar em 2023, a marca de Módena assinala os 75 anos do A6 1500, o primeiro Gran Turismo da história. O projeto começou a ser desenvolvido em 1941, altura em que a marca italiana começou a desenvolver a ideia de criar uma berlina com um motor de cabeça fixa e dupla árvore de cames, que teria de ser um descendente próximo do que animava o 6CM, obviamente revisito com o conceito Gran Turismo em mente.
O resultado foi um motor, com uma potência máxima de 65 cv, um único carburador Weber 36DCR, e a permitir ao veículo alcançar uma velocidade máxima de 150 km/h. Apresentava ainda uma suspensão dianteira de rodas independentes, com triângulos trapezoidais oscilantes e molas helicoidais, um eixo rígido com molas de lâmina na traseira, travões hidráulicos, e rodas de disco (raiadas sob pedido), com um canal de 3.5”, 16” de diâmetro e pneus 5.50-16.
Tendo em vista o Salão Automóvel de Genebra, o primeiro modelo foi produzido em fevereiro de 1947 pelo departamento de carroçarias da Pininfarina, ostentando as suas caraterísticas óticas dianteiras retráteis operadas mecanicamente. Contudo, a mais evidente inovação face ao passado era o chassi tubular com componentes de seção cruzada circular, que adotava algumas das principais tendências da época. Só que não eram apenas as óticas dianteiras retráteis e o chassi que atraíam a atenção do publico em março de 1947 no Salão Automóvel de Genebra, mas também o tejadilho em acrílico e um capot que podia ser elevado ou removido de ambos os lados.
A ideia que acabou por ser bastante elogiada levou à decisão de dar luz verde à produção, ainda que com determinadas modificações face ao protótipo. As mesmas incluindo a restituição de faróis mais convencionais, com molduras cromadas. A versão Extra Lusso contava, também, com uma nova e mais moderna grelha, e com janelas laterais de maiores dimensões.
A produção do A6 1500 Gran Turismo prosseguiu até 1950, com uma atualização estilística a ter lugar em 1948. A Pininfarina introduziria, por seu turno, alterações adicionais na carroçaria: o friso em relevo foi removido dos guarda-lamas dianteiros, e dois bancos traseiros foram adicionados no habitáculo.
Apesar do número relativamente limitado de unidades produzidas, 58 ao longo dos seus quatro anos de fabrico, o A6 1500 representou um marco na história da Maserati. A partir desse ponto, a marca começou a estabelecer-se como fabricante de automóveis de estrada feitos sob medida e com a desportividade no seu ADN.