A Ferrari é das marcas com modelos de competição raros a valerem milhões, mas esta é uma história diferente que tem como protagonista um 340 America de 1952. Depois de um percurso desportivo que não é de desdenhar, antes pelo contrário, ficou décadas esquecido num barracão até ser descoberto em 1990 e vendido por meros 200 dólares (quase 170 euros).
Mas para conhecer melhor a vida difícil deste Ferrari é preciso recuar a 1952, altura em que foi construído com o chassis 0202A e desenho de Giovanni Michelotti, designer chefe da Carrozaria Anfredo Vignale & Co, sediada em Torino, Itália. Ainda nesse ano, correu nas 24 Horas de Les Mans aos comandos da dupla de pilotos Andre Simon e Lucien Vicent, que terminou em 5º lugar.
Depois da sua estadia na Europa viajou para os Estados Unidos onde sofreu um acidente e o novo dono recorreu a uma carroçaria da Devin Spider em fibra de vidro para o “reparar” com o carro a assumir uma imagem completamente diferente. O seu motor V12 de 4.1 litros, associado a uma transmissão manual de quatro velocidades, também foi substituído por um bloco Chevrolet V8.
Desaparecido desde 1963, foi descoberto em 1990 num barracão e vendido novamente por 200 dólares. O novo dono pensou em cortar o chassis para fazer um carro de drag race (não sabia que debaixo da carroçaria da Devin existia um chassis da Ferrari), mas felizmente que em 2006 passou pela vista de um especialista em restauro de automóveis que o adquiriu no eBay por quase 23 mil euros e com a descrição “Vintage Devin Sports Car”. O objetivo era restaurá-lo mas ficou surpreendido ao descobrir que por baixo daquela carroçaria em fibra de vidro estava um chassis original da Ferrari.
Contactou o especialista da marca, Marcel Massini, que ao verificar o chassis nº 0202A constatou tratar-se de um dos 24 exemplares construídos do 340 America, conseguindo ainda provar ser o carro que tinha participado em Les Mans em 1952.
Depois de um rigoroso processo de restauro sob a orientação da Ferrari Classic, este Ferrari voltou a brilhar como novo. Também voltou a ter um motor V12 igual ao de origem e encontra-se atualmente à venda. Embora sem valores anunciados, espera-se que o novo proprietário tenha de desembolsar vários milhões de euros para o ter na sua garagem. A título de exemplo, em 2017 foi vendido um modelo igual numa leiloeira, que atingiu mais de 5 milhões de euros.