O Audi 80 Cabriolet de 1994 que já foi usado para transporte pessoal de Diana Spencer, Princesa de Gales, vai ser vendido em leilão com um preço estimado entre os 40 mil e os 50 mil euros. Do lote faz parte ainda um conjunto de fotografias de Lady Di ao volante deste carro, de que claramente gostava e usava com muita regularidade.
Para a Audi, esta preferência da "princesa do povo" (título atribuído pelo então primeiro-ministro Toni Blair) por um dos seus modelos foi um golpe de sorte: um membro da Família Real britânica a usar um carro alemão era algo de inusitado, senão mesmo bizarro. E tudo porque um stand da Audi, em Dovercourt, decidiu oferecer, por sua iniciativa, um exemplar a Diana.
Diana Spencer foi uma das celebridades mais fotografadas e perseguidas por paparazi e a sua morte, em Paris em 1997, conseguiu até transformar a "imprensa cor de rosa", que com ela viveu o seu pico de audiência mundial. Todos os pormenores que rodeavam Diana contavam para os milhões de fãs que seguiam atentamente as suas aventuras e desventuras. E um Audi cabriolet não é um pormenor. A marca alemã reconheceu mais tarde que as vendas duplicaram a partir do momento em que Diana foi vista a guiar um dos seus modelos.
Com poucos quilómetros, o Audi 80 cabriolet acabou por ser devolvido por Diana ao stand. Não demorou muito para que fosse comprado pelo comentarista político, radialista e autor Ian Campbell Dale, que não hesitou comprá-lo mal soube da proveniência do carro, até porque ali foi transportado um possível futuro Rei de Inglaterra, o Príncipe William, então com cerca de 12 anos.
Dois anos depois, o carro mudou de mãos novamente, ficando agora propriedade de um vizinho do Palácio de Kensington, que o manteve 17 anos. Depois saltou por algumas coleções particulares.
O leilão decorre a 28 de Março, a partir das 12h, na Classic Car Auctions.