O primeiro leilão organizado pela RM Sotheby's em Portugal, a venda da coleção Sáragga, pertencente a um único colecionador e que decorreu de forma bastante disputada, atingiu o valor total de 10.191.425€. Foram vendidos os 127 carros levados à praça, de todas as épocas e para todas as bolsas.
A coleção Sáragga foi leiloada em casa do seu proprietário e centenas de compradores oriundos de 38 países lotaram o espaço para garantir a presença nesta venda exclusiva e bastante animada, onde muitos lances foram acompanhados de aplausos da plateia.
A estrela do leilão foi o Bentley 8-Litre Tourer, de 1931, um imponente carro pré-guerra de passeio, uma jóia rara para qualquer coleção. Trata-se de um exemplar completamente restaurado e com documentação que atesta a sua incrível história e que provocou lances entusiasmados na sala até atingir o valor de 680.000€. Os Porsches foram também uma das sensações desta notável coleção, destacando-se o Porsche 911 Carrera RS 2.7 Touring, de 1973. Bem documentado, restaurado e na sua impressionante cor original Signal Orange, este carro de coleção chegou ao preço incrível de 602.375€ e ficou em Portugal.
A coleção distinguiu-se por apresentar muitos carros com proveniência portuguesa e por isso atraiu muitos entusiastas do mercado local. É disso exemplo, um raro e atrativo Delahaye 135M Cabriolet by Chapron, de 1939, um carro entregue novo no showroom de Lisboa da Delahaye e aqui nas suas cores originais. Foi vendido por 331.250€.
O raro WD Denzel 1300, de 1955, um dos únicos 30 existentes, também de proveniência portuguesa, rendeu 314.375€. Outro carro notável que conquistou grande interesse pré-venda, foi o Mercedes-Benz 600 Sedan, de 1966. Exemplar único, com um teto de vidro exclusivo feito de encomenda e uma carroceria construída por Henri Chapron, de Paris. Em Portugal desde 1972 e na posse do mesmo proprietário por 30 anos, o carro encontrou uma nova casa, na Alemanha, por 342.500€.
Outros carros Porsche da coleção incluíam o Porsche 911 Carrera RS, de 1992, com a pintura Rubystone Red, modelo muito procurado e raro. Este clássico moderno atingiu uns impressionantes 241.250€, enquanto o 911 GT3 RS, de 2010, chegou aos 174.800€. O Porsche 356 B Roadster, muito bem restaurado, foi um lote que se destacou durante a sessão, atingindo 151.800€.
Um lote que também alcançou um preço alto foi o Lancia Aurelia B24S Convertible, de 1956, que ficou nos 231.125€. Outros carros com valores dignos de registo por superarem as expetativas foram o Alpine-Renault A110 1300, de 1972, que arrecadou 195.500€, mais do dobro da estimativa mais alta, assim como o Amilcar CGS, de 1925, que dobrou a estimativa superior, conseguindo 100.050€.
Paul Darvill, especialista em automóveis da RM Sotheby's, afirmou no final: “Tivemos uma tarde notável aqui em Portugal. Era uma coleção muito grande de diversos carros de coleção e realizámos uma venda significativa num mercado completamente novo para a RM Sotheby's. Estamos realmente satisfeitos com os resultados, pois muitos lotes excederam as estimativas de pré-venda e, em geral, a venda teve um desempenho admirável em todos os aspetos. A sala estava lotada e os lances por telefone representaram cerca de 22% de todos os licitantes, pondo à prova a nossa boa capacidade de gerir a licitação on-line”.
Maarten ten Holder, Head of Europe da RM Sotheby's acrescentou: “Estamos muito satisfeitos por o Dr. Sáragga nos ter confiado a sua notável coleção e foi um prazer realizar a nossa primeira venda em Portugal ao lado de outros colegas do mercado local. A sala esteve lotada pelos licitadores e a participação superou as nossas expetativas com muita disputa em todos os lotes, mais de metade novos clientes para a RM Sotheby's, o que é uma estatística incrível para qualquer leilão".