No final dos anos 90, o Dogge Viper era um dos carros mais emblemáticos na estrada e na competição em grande parte pelo sucesso do Viper GTS-R nos campeonatos de GT. Por isso, Carroll Shelby e a Fitzgerald Motorsports uniram esforços para criarem uma versão especial deste desportivo norte-americano: o Dodge Viper GTS CS.
Estava prevista a construção de 50 unidades deste GTS que levaria as siglas CS, mas o projeto não foi avante devido ao estado de saúde de Shelby e apenas um exemplar viu a luz do dia. Este “one-off” é de 1977 e desde essa altura tem estado nas mãos de um único proprietário, mas no início de 2021 (entre 7 e 17 de janeiro) vai ser leiloado pela Mecum Actions na Flórida. A leiloeira estima que o valor base de 75.170 euros seja largamente ultrapassado.
Trata-se de uma peça única de coleção, em excelente estado de conservação, que nunca chegou a ser matriculado e equipa uma versão mais potente do motor V10 8.0 que conta com 487 cv de potência (mais 31 cv face ao modelo original).