ACP-BP

Pub

Este DS elétrico é mais um passo numa nova tendência

| Revista ACP

Empresa responsável pela conversão defende que ainda há maior conforto neste modelo de 1971, agora em modo silencioso

ds-eletric-fb

A empresa especialista pioneira em eletrificação de carros clássicos, a Electrogenic, criou um Citroën DS totalmente elétrico. O DS de 1971 é uma versão nova e polémica de um grande ícone do automobilismo francês de todos os tempos, conhecido pela sua beleza e condução suave e diferente de tudo o que foi feito naquela época.

A empresa de Oxford manteve e, segundo afirma, até melhorou a famosa sensação de "tapete voador" com que os entusiastas do DS caracterizam a sensação de andar no seu interior, ao combiná-lo com um "powertrain" elétrico, silencioso e de emissões zero.

Ao conceber o que se acredita ser o primeiro Citroën DS elétrico convertido de forma profissional, a Electrogenic removeu o motor original a gasolina de quatro cilindros de 2.0 litros e o trocou-o  por um motor elétrico síncrono ‘Hyper9’, que produz 120 cv, aliado a 235Nm de binário instantâneo - sendo estes dois indicadores aumentos substanciais em relação ao original. A potência é entregue às rodas dianteiras.

Alojado dentro do chassis elegante do DS está uma bateria de 48,5 kWh, oferecendo um alcance real de aproximadamente 225 km em cada carga. O carro está equipado com um carregador de 29kW, que carrega as baterias em cerca de duas horas. Tanto o tamanho da bateria quanto o tipo de carregador podem ser ajustados para se adequar ao tipo de condução de cada proprietário. Uma bateria opcional de 'extensor de alcance' oferece aos clientes a opção de estender o alcance do carro para mais de 300 km.

Uma das características definidoras do DS é seu sistema de suspensão hidropneumática, que permite o autonivelamento e é responsável pela famosa qualidade de passeio do carro. Em vez de usar a bomba mecânica original e barulhenta, a Electrogenic criou uma bomba elétrica silenciosa, que oferece um conforto mais sofisticado do que o original.

scroll up