Giorgetto Giugiaro e a sua equipa deram vida ao Maserati Boomerang, que foi apresentado no Salão de Turim em 1971 como protótipo, e em 1972 revelado à imprensa como carro definitivo. Apenas foi construída esta unidade, pelo que se trata de um one-off.
Muito à frente do seu tempo, no design e aerodinâmica, este conceito desportivo assente no chassis de um Maserati Bora utilizou um motor V8 de 310 cv de potência com tração às rodas traseiras e caixa manual de cinco velocidades. A velocidade máxima é de 300 km/h, números impressionantes para a época.
O Boomerang também foi inovador pelas suas linhas em forma de cunha, numa clara referência desportiva que Giugiaro enfatizou com detalhes como baixa altura do veículo, corte vertical na traseira e ausência de espelhos retrovisores.
Este Maserati foi desenhado com uma linha horizontal que dividia o carro em dois volumes, com para-brisa inclinado e teto panorâmico. As janelas das duas portas foram intercaladas com uma tira de metal.
Os faróis quadrados retráteis destacam-se na frente (uma solução atualmente impensável devido às normas de segurança rodoviária), juntamente com as luzes horizontais na traseira. O interior também era inovador, com o painel de instrumentos embutido no volante, sem raios, e a baixa posição dos bancos.
A única unidade do Boomerang que foi utilizada para diversos fins, como vitrine em várias edições de salões automóvel e campanhas publicitárias, ainda hoje continua a ser uma inspiração para o designers da Maserati, mesmo 50 anos depois.