O Type 64 é o carro mais antigo a exibir o nome Porsche que em agosto vai ser leiloado pela RM Sotheby’s num evento a decorrer em Monterey, na Califórnia, em agosto. Espera-se que o seu valor ultrapasse os 20 milhões de euros por se tratar de um automóvel verdadeiramente especial, não só por ser único, como por ter sido o carro pessoal de Ferdinand e Ferry Porsche. A confirmarem-se aqueles valores astronómicos, este Porsche passará a ser o modelo de Estugarda vendido pela cifra mais elevada de sempre.
A história deste automóvel começa nos finais da década de 30 quando Ferdinand Porsche queria uma versão mais leve, aerodinâmica e rápida do KdF-Wagen, o original VW Beetle, para participar na corrida Berlim – Roma, uma prova com 1.500 quilómetros a realizar-se em setembro de 1939. Acredita-se que este tenha sido o motivo principal para a construção do Type 64 embora Ferdinand Porsche nunca o ter admitido.
Com a mesma motorização e suspensão do VW Type 1, este Porsche é muito diferente noutros aspetos, a começar pelo chassis com uma carroçaria rebitada, utilizando tecnologia de aviação da Segunda Guerra Mundial e o motor refrigerado a ar foi preparado para alcançar 32 cv de potência.
A Volkswagen encomendou três versões especiais de longa distância do KdF-Wagen com o mesmo estilo que serviria de base para o Porsche 356. Os três carros foram construídos na Reutter Works, do outro lado da rua em Zuffenhausen.
Quando o primeiro dos três carros ficou pronto, a guerra foi oficialmente declarada e o modelo e as peças dos outros, ficaram na posse do Sindicato Alemão. Mas o jovem Ferry Porsche não desistiu e completou os outros dois carros, utilizando-os como base de testes para os futuros modelos da Porsche, transformando o Type 64 no elo desaparecido entre o VW Beetle e o Porsche 356.
O terceiro Type 64 foi criado a partir de um chassis do primeiro carro que foi danificado num acidente quando estava ao volante um dos responsáveis da VW, em junho de 1940. Este é o carro que foi usado como carro de família, tanto por Ferdinand como por Ferry Porsche. Quando a empresa foi relocalizada em Gmund, na Áustria, entre 1944 e 1948, sendo mantido armazenado com o segundo chassis. Mas este foi o único modelo que sobreviveu à guerra.
A frente do carro tem a palavra Porsche com letras aplicadas pelo próprio Ferry Porsche, quando o carro foi matriculado na Áustria. Curiosamente, o carro foi restaurado, em 1947, por um jovem Pininfarina e, quase um ano depois, o renovado Type 64 esteve lado a lado com o novo Porsche 356.
Quer isto dizer que sem o Type 64, não haveria o Porsche 356, o 550 ou até o 911. “Este é o modelo que é a fundação da história da marca, o carro que lançou o nascimento da lenda da empresa e oferece aos colecionadores uma oportunidade irrepetível para se sentarem num banco onde estiveram Ferdinand e Ferry Porsche. Com este carro, o novo proprietário não só será convidado para a fila da frente de todos os eventos Porsche em todo o mundo: será a primeira fila!”, afirmou Marcus Gorig, especialista da RM Sotheby's, a leiloeira que vai vender este modelo histórico.
O chassis que vai agora a leilão é o número 3, registado em 1946 por Ferry Porsche. Em 1947, este Type 64, o único sobrevivente do projeto, foi restaurado por Battista “Pinin” Farina. No ano seguinte, o chassis #3 esteve na apresentação do primeiro modelo de produção em série da marca, o 356. O Type 64 que vai agora a leilão faz-se acompanhar de vários componentes originais de substituição. Outros registos oficiais e fotografias da época estão, também, incluídos.