O primeiro “muscle car” nasceu há 70 anos, quando a Oldsmobile lançou o seu Rocket 88 com motor V8 de 135 cv de potência. Como o nome diz, tratavam-se de carros rápidos, leves e potentes, construídos por um punhado de marcas americanas como a própria Oldsmobile (que ajudou a celebrizar a GM), Ford, Dodge, Pontiac, Plymouth ou Lincoln. Talvez o Ford Mustang seja o modelo mais emblemático.
Dado o seu grande sucesso entre as camadas mais jovens, que os usavam para as famosas “drag races”, as marcas de Detroit viram neste tipo de carros uma mina de ouro e, portanto, todos queriam incluir modelos destes nos seus catálogos. Duraram até final da década de 70, até que a chegada da crise petrolífera acabou com eles.
O conceito de “muscle car” nasceu umas décadas antes pela mão dos fabricantes ilegais de bebidas alcoólicas – os “moonshiners” - que durante a Lei Seca nos EUA, entre 1922 e 1933, precisavam de carros mais rápidos para escapar à polícia e, por isso, começaram a modificar os seus automóveis. Quando o negócio do álcool deixou de ser rentável, estes fora da lei continuaram a utilizar os carros transformados nas corridas. Anos mais tarde vieram a inspirar o Oldsmobile Rocket 88. A partir daí o conceito de “muscle car” chegou à indústria automóvel e teve o seu pico durante os anos de 50, 60 e início de 70, com especial incidência nos Estados Unidos.
O Rocket 88, consensualmente considerado o primeiro “muscle car” da América, foi fabricado nas versões coupé descapotável, sedan e wagon woddy (com as partes laterais em madeira) ao estilo do Chevrolet da época, com linhas simples e arredondadas e pouco mais de cinco metros de comprimento. A sua velocidade máxima era de 140 km/h, demorando 13 segundos para chegar dos 0 aos 100 km/h.
Conheça cinco dos mais emblemáticos “muscle cars” da história:
Pontiac GTO, 1967
Ford Mustang Shelby GT500, 1968
Plymouth Road Runner Hemi, 1968
Chevy Camaro ZL1, 1969
Buick GSX Stage 1, 1970