A estreia na competição deste Golf Mk1 aconteceu em 1975 pela mão do piloto Rolf Nothele no circuito de Zolder, na Bélgica, e pouco depois conseguiu a sua primeira vitória no circuito de Hockenheim aos comandos de Bernd Lilier.
Esta primeira unidade que competia na categoria do Grupo II conta com um motor distinto da sua versão de estrada, ou seja, em vez do bloco de 1.6 litros e 164 cv de potência, estava equipado com um motor de 1.8 litros e 177 cv acompanhado de carburadores Weber 45 DCOE.
Atualmente, o modelo encontra-se em muito bom estado de conservação, tendo-se mantido a maior parte do seu tempo na posse da família Nothele. Foi restaurado em 2011 sob orientação da Volkswagen e posteriormente apresentado ao público no ano seguinte na Techno Classica em Essen, Alemanha.
E vai ser precisamente em Essen que decorrerá este leilão da RM Sotheby´s entre 24 e 27 de junho. Sem dúvida, uma oportunidade rara para todos os fãs dos Golf, um dos mais icónicos modelos da marca alemã com quase cinco décadas de história.