A Volvo utilizou pela primeira vez a sigla PV (Passenger car) neste modelo cuja grande novidade era a presença do primeiro bloco de 6 cilindros da – o motor DB, com uma capacidade de pouco mais de 3 litros e potência de apenas 55 cv.
O PV651 e posteriormente o PV652, eram automóveis mais compridos e mais largos que os anteriores da Volvo. Todas as quatro rodas tinham travões que eram operados mecanicamente no caso do PV651 ou hidraulicamente, no caso do PV652.
Em 1933, surgiram dois novos modelos desta série. O PV653, modelo standard e o PV654, a versão de luxo. Tratavam-se de automóveis confortáveis, silenciosos e robustos destinados a uma utilização diária com motores fiáveis.
A versão 654 tinha um interior muito elegante, duas rodas suplentes estando disponível em várias cores. O PV655 era a versão do chassi, adequada para carroçarias especiais.
Dois anos depois foi a vez da marca sueca apresentar os modelos PV658 e PV659 com uma aparência bastante diferente dos modelos iniciais. O radiador inclinou-se ligeiramente para trás e uma grade foi montada na frente do mesmo. As rodas tinham também uma nova aparência e o motor de 6 cilindros apresentava uma versão mais poderosa com 3,67 litros e 80-84 cv. No total foram produzidas 3.577 unidades desta série de modelos.