Max Verstappen tricampeão F1 antes da clara vitória na corrida

| Revista ACP

No GP do Qatar o piloto da Red Bull já se tinha sagrado campeão na corrida Sprint de sábado num sucesso completo da equipa em 2023.

MAX-Campeao-2023-900

Este ano só deu Verstappen e Red Bull, provando que a equipa tem um carro imbatível e um piloto do outro mundo. A nova geração da Fórmula 1 deixa, no entanto indicadores promissores, com a Mclaren, que utiliza motores Mercedes, a mostrar a eficácia dos seus carros e dos seus dois pilotos, Óscar Piastri e Lando Norris. No Qatar a marca alcançou os dois lugares seguintes do pódio, com Piastri no 2º lugar e Norris na 3ª posição, atrás de um dominador Verstappen e na frente do também jovem George Russell que levou o Mercedes ao 4º lugar, depois de se ter envolvido num acidente com Lewis Hamilton que o obrigou a abandonar demasiado cedo, admitindo que o erro foi seu. Charles Leclerc, também no naipe da nova geração, só conseguiu ser 5º classificado, na frente do veterano Fernando Alonso.

A McLaren dá sinais nitidamente positivos, tanto com Piastri como com Norris. No Sábado Oscar Piastri vence a corrida Sprint e no domingo sobe ao 2º lugar do pódio, tendo sido o piloto mais “trabalhoso” para Verstappen no Qatar. Max festejou o título depois da 2ª posição alcançada na Sprint, mas mesmo assim, mostrou-se implacável na corrida de domingo ao alcançar uma vitória clara. Mais um duplo pódio para a McLaren certifica qualidade à equipa e indica maior competitividade. A Alfa Romeo coloca dois carros nos pontos, com Bottas e Zhou a terminarem no 8º e 9º lugar atrás de um também promissor Esteban Ocon e na frente de Sérgio Pérez.

Com um “Super Max” que no Qatar conquistou a vitória, a volta mais rápida e a Pole Positin a Red Bull mostrou-se mais uma vez a senhora de todos os títulos. Depois de se ter sagrado campeão de construtores, alcança agora o título de pilotos com o tri de Max que soma 433 pontos na frente do outro Red Bull de Sérgio Pérez com 224 e de Lewis Hamilton que totaliza 194 pontos.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Fernando Alonso soma 183 pontos, seguido por Carlos Sainz com 153, por Charles Leclerc com 145. Lando Norris tem 136 pontos e George Russsel 132. Nos construtores a Red Bull já soma 657 pontos, na frente da Mercedes com 326 e da Ferrari com 298. O próximo GP de Fórmula 1 será nos Estados Unidos e está agendado para 22 de outubro no Texas.

scroll up