Será que a Formula 1 vai comprar o MotoGP?

| Revista ACP

Negócio pode atingir os 4 mil milhões de euros, mas também pode levantar questões de concorrência. 

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A Bridgepoint, dona maioritária do MotoGP, espera obter 4 mil milhões de euros com a venda da principal disciplina do motociclismo, em que participa Miguel Oliveira, piloto ACP que em 2019 se tornou o primeiro português a disputar o Mundial de Motociclismo. 

Aquela empresa de capital privado, sedeada em Londres, espera fechar um acordo com a Liberty Media, dona da Formula 1 dentro de semanas, afirmou a estação de televisão britânica Sky News.

A Sky News avança também que a Liberty Media, proprietária da Fórmula 1, é considerada a principal interessada na compra da Dorna, embora esteja a enfrentar a concorrência de vários concorrentes.

Uma fonte disse àquela estação que a Bridgepoint estava a tentar selar um acordo para vender a Dorna numa questão de semanas, embora tenha advertido que o processo continuava a ser competitivo e o calendário para um acordo incerto.

Durante estes 18 anos em que a Bridgepoint tem sido proprietária da Moto GP, a Dorna expandiu-se internacionalmente, tendo as suas receitas comerciais conduzido a um forte aumento da sua rentabilidade.

A empresa de capitais privados detém cerca de 40% da Dorna, enquanto uma participação ligeiramente inferior é detida pelo Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB). As restantes acções são detidas pela administração da Dorna.

O Campeonato do Mundo de Moto GP deste ano arranca no Qatar no próximo fim de semana, uma semana mais tarde do que a temporada de F1, que teve a sua corrida inaugural no Bahrein, sábado passado.

Dúvidas da concorrência

Uma questão que se colocaria seria uma eventual investigação em matéria de concorrência no âmbito de um acordo de venda.

Em 2006, a Bridgepoint comprou a empresa-mãe do Moto GP à CVC Capital Partners, depois de esta ter comprado a F1, o que suscitou o escrutínio dos organismos de controlo da UE.

A participação da CVC na F1, a maior parte da qual foi realizada em parceria com o veterano patrão do desporto, Bernie Ecclestone, foi considerada um dos negócios mais lucrativos do capital privado.

Acabou por ser vendida à Liberty Media em 2016, avaliando o desporto automóvel mais apreciado do mundo em 8 mil milhões de dólares.

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Para a Bridgepoint, ser proprietária da Dorna também tem sido incrivelmente lucrativo.

Foi relatado que avaliou a empresa em cerca de 500 milhões de euros em 2006, vendendo posteriormente uma participação ao CPPIB seis anos depois.

A identidade dos rivais da Liberty Media na corrida para a aquisição da Dorna não é clara.

O jornal espanhol Expansion noticiou que a Apple, a Disney e a Netflix também estavam interessadas num acordo, embora esse interesse não tenha sido ainda confirmado.

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