Todos contra a Toyota no arranque do WRC

| Revista ACP

Monte Carlo vai abrir uma nova página no Campeonato do Mundo de Ralis. Rovanpera e a Toyota vão tentar defender os títulos.

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Maior equilíbrio entre as equipas oficiais é o que se espera do WRC 2023 que arranca esta quinta-feira com duas especiais noturnas às 19h05 e 20h03 portuguesas. Depois são mais 15 especiais de classificação divididas entre sexta-feira e domingo numa prova sagrada para os apaixonados pelos ralis, onde o “Col de Turini” poderá estar gelado ou cheio de neve. São as condições atmosféricas que vão ditar as primeiras notas num rali com meio século de história, que este ano poderá contar com uma mão cheia de favoritos.

A dominante Toyota exibe os títulos de campeã de equipas e pilotos com Kalle Rovanpera, o jovem finlandês que surpreende com uma condução exuberante e eficaz, a querer defender o título, embora este ano tenha de contar com uma oposição mais preparada por parte da Hyundai e da M-Sport Ford. Para 2023 vão estar todos contra a Toyota e a marca nipónica tem de se defender com fortes argumentos, como admite Jari-Matti Latvala, que espera uma época mais dura e desafiante.

As três marcas presentes contam com cartas importantes para o WRC 2023, embora possam não jogar já todos os seus trunfos em Monte Carlo. Pela Toyota, para além do natural favoritismo do campeão Rovanpera, há que ter em conta a vontade que Sébastien Ogier tem em vencer uma prova muito importante para ele. Na Hyundai, o belga Thierry Neuville também espera muito equilíbrio, mas sabe que já é tempo de se tornar campeão. Esapekka Lappi, que fará 8 provas este ano, deixou a Toyota para ingressar na Hyundai, que vai contar ainda com importantes ajudas ao longo da temporada, como por exemplo Dani Sordo. Mas é na M-Sport Ford que poderá residir a grande oposição a Rovanpera e Neuville. Na verdade, Ott Tanak está pronto a mostrar serviço ao volante do Ford Puma Rally1, embora necessite de alguma adaptação, e Monte Carlo poderá não ser o palco ideal.

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Se na Toyota para além de Kalle Rovanpera, também é necessário ter em conta o contributo de Elfyn Evans que fará todo o campeonato, tal como o “promovido” Takamoto Katsuta, há sempre que contar com as prestações de Sébastien Ogier que fará 5 provas esta temporada. Na M-Sport Ford a experiência de Ott Tanak vai contrastar com a constante afirmação de Pierre-Louis Loubet e saber o que poderá ainda vir a fazer outra lenda dos ralis mundiais. Sébastien Loeb brilhou recentemente com o 2º lugar no Dakar e a vitória em 6 etapas, mas tudo ainda é uma incógnita em relação ao WRC. Na Hyundai a irreverência de Lappi e a experiência de Sordo até podem vir a dar que falar.

Os dados estão lançados e a roleta de Monte Carlo poderá vir a dar importantes indicadores para a nova temporada, onde no 2º ano dos Rally1 híbridos poderão acontecer algumas surpresas. A Hyundai está desejosa em alcançar os dois títulos e a Toyota irá efetuar uma metódica defesa dos seus títulos. No meio estará a M-Sport Ford cheia de esperança nas capacidades de Ott Tanak. Espera-se por uma nova abordagem para o WRC, até porque é necessário atrair mais marcas.

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