Numa jogada que surpreendeu o setor automóvel, a Tesla anunciou uma redução dos preços dos modelos 3 e Y em vários países, incluindo Portugal.O Model 3, com preço de venda a partir dos 55 mil euros, passou a custar menos dez mil euros, estando agora a custar 45 mil euros. Já no model Y, um SUV de tamanho médio, a descida do preço ronda os 3 mil euros, sendo agora vendido a partir dos 47 mil euros.
A descida dos preços nos modelos novos abriu a polémica. Se há marcas como a Ford, que baixou o valor do modelo Mustang Mach-E entre 600 e 5900 dólares, mas apenas nos Estados Unidos poucos parecem interessados em entrar numa guerra de preços com a Tesla o CEO da Volkswagen, Oliver Blume, fez saber que não vai mexer no preço dos elétricos das várias marcas que compõem o maior grupo automóvel do mundo.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Juntos, os eletrificados conseguiram uma fatia de 44% das vendas, ao passo que os carros movidos exclusivamente a gasolina se ficaram pelos 36% quanto aos diesel, a queda nas vendas continua e agora já só representam 16% dos automóveis vendido e ainda assim os motores a combustão ainda valem quase 53% das vendas totais.
Esta semana estamos ao volante do primeiro crossover 100% elétrico da Nissan. Vamos conhecer o Ariya. O design é marcante, a frente tem uns faróis led que rasgam a grelha. Mede 4 metros e 59 de comprimento e 1,60 de altura é mais comprido e alto que o Qashqai. As jantes podem chegar as 20 polegadas e a traseira arredondada tem uma bagageira elétrica com 468 litros de capacidade.
Interior é acolhedor e minimalista onde podemos encontrar materiais de qualidade. Está bem acabado e é muito espaçoso. Existem dois ecrãs 12,3 polegadas cada de forma a ser claro quando estamos a conduzir. O painel de instrumentos totalmente configurável onde podemos obter as informações que desejamos. Com potências entre os 200 cv até aos 300cv sendo que autonomia pode variar entre 360km ou os 530km dependendo da escolha de bateria. Já pode ser encomendado em Portugal e os preços começam nos 49 mil euros.
Em dois anos, um VW Golf clássico percorreu 31 países da Europa num desafio que tem superado com sucesso. Este Volkswagen Golf de 1988 foi comprado há três anos para ser o carro do dia a dia mas também se revelou um bom companheiro de viagens. Em dois anos, percorreu grande parte da Europa sem grandes problemas um feito que lhe valeu a alcunha “Milhas”.
Mas existe um sonho ainda por cumpri percorrer uma das mais emblemáticas estradas do mundo. Enquanto o sonho não se realiza, o “Milhas” foi certificado como veículo de interesse histórico pelo ACP Clássicos agora seguem-se novas aventuras.