Mobi.E: As diferenças entre os eletrificados

| Revista ACP

Vídeos explicativos da Mobi.E desmistificam um conjunto de aspetos relacionados com os automóveis elétricos.

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Carros híbridos 

Os híbridos “tradicionais” foram a primeira tecnologia eletrificada a ser posta em produção, neste caso pela Toyota.

Os híbridos, identificados como HEV (do inglês Hybrid Electric Vehicle), têm dois motores, um a combustão e um elétrico.

O carregamento do motor elétrico depende do funcionamento do motor a combustão, pois quando este entra em ação, está a carregar aquele.

Por seu lado, o motor elétrico apoia o motor a combustão, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, reduzir as emissões de gases poluentes.

Estes motores elétricos não podem ser carregados através da corrente elétrica.

Carros híbridos plug-in

Apesar de muito parecidos com os HEV, os híbridos plug-in, conhecidos como PHEV (do inglês Plug-In Hybrid Electric Vehicle) registam duas diferenças que distinguem estas tecnologias.

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Podem funcionar num modo 100% elétrico, independentes do motor a combustão, e podem também carregar de forma independente do motor a combustão, ligando-se a uma tomada doméstica ou a um carregador da rede Mobi.E.

Geralmente, os híbridos plug-in têm uma autonomia anunciada entre os 50 e os 70 quilómetros em modo exclusivamente elétrico, ou seja, sem recurso a combustível fósseis, sendo uma opção excelente para quem anda mais na cidade.

Carros 100% elétricos

A eletricidade a sua única fonte de energia e só dispõem motor elétrico, ao contrário das tecnologias híbridas.

Os motores elétricos possuem um número de componentes móveis e de desgaste bastante inferior, quando comparado com um motor a combustão. Por este motivo, estes automóveis podem apresentar custos de manutenção mais baixos.

Relativamente à autonomia, já existem automóveis com autonomias anunciadas superiores a 600 quilómetros.

Já no que diz respeito ao tempo de carga, falamos de variações conforme o posto de carregamento onde se efetua o carregamento, mas também pela potência de carregamento do próprio carro.

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