Mobi.E tem planos ambiciosos para o futuro

| Revista ACP

Estudo da Mobi.E não só revela o cenário da atual rede de carregamento como revela planos ambiciosos para o futuro.

@video=JXVO-c__KCY

Designado “Infraestruturas de carregamento de apoio à transição energética da mobilidade em Portugal“, o mais recente estudo da Mobi.E revela que o objetivo da entidade gestora da rede de mobilidade elétrica passa por ter 82 mil pontos de carregamento em 2050.

Em declarações, Luís Barroso, presidente Mobi.E afirmou: “estamos a apresentar um estudo para o mercado poder perceber o que é necessário, onde deve investir e quanto custa investir”.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O presidente da Mobi.E recordou ainda que Portugal é “o único país do mundo que dá informação em tempo real do estado da rede”, algo que considera ser essencial para potenciar “o crescimento da infraestrutura e do número de veículos vendidos e em circulação”.

Segundo os dados avançados neste estudo, este plano da Mobi.E vai poupar um adicional de 3,3 milhões de toneladas de CO2. O estudo aponta ainda para um benefício económico de cerca de 1,9 milhões de euros.

Segundo a Mobi.E, ter os 82 mil pontos de carregamento em 2050 é uma meta ambiciosa, mas ao alcance do país caso haja investimento.

Já Jorge Delgado, Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, reforçou que Portugal encontra-se no bom caminho para atingir as metas que os regulamentos europeus impõem, recordando até que neste campo o país está até acima do exigido.

Porém, o Secretário de Estado ressalvou que face ao esperado crescimento do número de utilizadores é preciso antecipar o expectável aumento de procura.

Além da meta de 82 mil pontos de carregamento para 2050 imposta pela Mobi.E, há outro objetivo a reter no que diz respeito à rede de carregamento de veículos elétricos. Este não só está mais próximo em termos temporais como é mais fácil de cumprir.

Falamos do objetivo inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (ou PRR) de ter 15 mil pontos já em 2025. Para o conseguir cumprir a Mobi.E afirma que é preciso «meter mãos à obra» e antecipar a criação de 1000 postos que inicialmente estavam apenas previstos para o período de 2026 a 2030.

Recorde-se que neste momento a rede de carregamento em Portugal é composta por 5167 postos, o que representa 8367 pontos de carregamento. Em média são instalados semanalmente 26 postos novos.

scroll up