Utilizar um carro elétrico como unidade de abastecimento

| Revista ACP

A Hyundai aposta num futuro mais sustentável através da inovadora tecnologia V2G (Vehicle-to-Grid).

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Embora a transição para energias renováveis seja positiva para o ambiente, esta transformação trará, no entanto, uma série de desafios aos consumidores, às comunidades e à estabilidade das redes elétricas locais. A inovadora tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) oferece uma potencial solução de apoio a essa transição. A tecnologia V2G aproveita a energia renovável armazenada nas baterias e realocá-la de volta para o carro nas horas de ponta, beneficiando os proprietários de carros elétricos e a sociedade.

A tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) é um conceito inovador que está a ser desenvolvido para tirar proveito desta oportunidade que poderá ser, eventualmente, uma caraterística-chave com a qual todos os EVs estarão equipados. Refira-se que a Hyundai já está a fazer progressos consideráveis neste campo. A tecnologia V2G permite que as redes energéticas possam aguentar a carga superior proveniente do carregamento de milhões de EVs, ao mesmo tempo que integra energias renováveis mais intermitentes no sistema. Veículos equipados com esta tecnologia podem, assim, servir como unidade de armazenamento de energia renovável. Num sistema de rede, as baterias EV suportadas pela tecnologia V2G podem ser utilizadas como uma alternativa sempre que necessário. Os veículos conseguem alimentar a rede com energia renovável durante os períodos em que a energia solar ou eólica não pode ser gerada, como por exemplo numa noite calma. Da mesma forma, durante os períodos de pico, quando grandes quantidades de energia estão a ser consumidas, os EVs podem fornecer eletricidade de volta à rede para equilibrar a procura.

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Além de trazer mais-valias aos proprietários de EVs, uma vez que a infraestrutura de apoio à V2G está mais desenvolvida e implementada, a tecnologia tem também o potencial de trazer vantagens para a sociedade como um todo, para as redes de energia locais e para o ambiente. Quando as turbinas eólicas ou os painéis solares produzem mais eletricidade do que a rede necessita, os EVs que são compatíveis com a tecnologia V2G podem ser utilizados para armazenar o excesso. Por conseguinte, a tecnologia V2G poderia desempenhar um papel importante na gestão do fornecimento de energia no futuro.

Para além de apoiar a estabilização da rede local, a V2G também contribuirá para o fornecimento fiável de energia renovável. Do lado da oferta, a democratização das energias renováveis já se encontra aqui, mas com a implementação desta tecnologia isto será também possível do lado da procura. Em média, a maioria dos carros permanecem estacionados e parados durante mais de 23 horas por dia, enquanto as viagens diárias requerem, normalmente, apenas cerca de um décimo da capacidade da bateria de um EV para condução. Tendo carregado os seus veículos a um custo inferior durante as horas de vazio, os proprietários de EVs podem vender a energia não utilizada nas suas baterias durante as horas de ponta, quando a eletricidade é escassa e o seu preço é mais elevado.

A V2G é uma tecnologia pronta para o futuro, mas que já está disponível. A reorganização da rede – que requer a cooperação com uma série de intervenientes, incluindo governos, fornecedores de energia e OEMs – já está a decorrer. Além disso, está a ser estabelecido um protocolo comum para a comunicação entre EVs e a rede. Um único EV pode armazenar eletricidade suficiente para abastecer até dez casas durante 24 horas, podendo uma frota inteira ter um impacto significativo em cidades inteiras, com a capacidade de aproveitar o excesso de energia renovável durante o dia e compensar os picos de procura da rede da manhã e da noite. Graças à tecnologia V2G, os automóveis do futuro não só poderão fornecer energia à rede, mas também aos lares dos clientes. Para tornar isto possível e incentivar o desenvolvimento da tecnologia V2G, é necessário um maior desenvolvimento de modelos comerciais, estudos sobre a viabilidade comercial e a consideração de questões regulamentares.

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