ACP-BP

Pub

Ao Volante do Volkswagen ID.5

| Revista ACP

É o mais recente elétrico da marca alemã com linhas desportivas e estreia nova tecnologia.

@video=3UdR5jEFS04

Pensado de origem como um elétrico este modelo recebeu a plataforma modular da Volkswagen com um baixo centro de gravidade que lhe conferem uma extraordinária aderência à estrada. O seu design é dominado por uma linha de tejadilho que cai na traseira, normal num coupé. A frente tem para-choques bifurcado, painéis envolventes das portas na mesma cor da carroçaria e um spoiler traseiro desportivo que o tornam bastante aerodinâmico.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O interior é espaçoso e acolhedor, com algumas matérias que transmitem a sensação de qualidade. O ID.5 pode ser equipado combancos desportivos, no caso do GTX. O conceito de ampla iluminação indireta destaca o design interior inovador. Mais tecnológico o volante é um multifunções tátil o ecrã do infoentretenimento tem 12 polegadas e pode ainda receber um head-up display de realidade aumentada. O controlo por voz foi melhorado e admite agora novos comandos.

Sendo o primeiro modelo da Volkswagen a estrear o sistema 3.0, o ID.5 tem assistentes de condução inovadores. O Park Assist Plus e função de memória permite ao carro memorizar e aprender determinadas manobras e repeti-las de forma automática. Também ficou mais fácil de carregar, mesmo em viagem graças ao Plug & Charge9. Com este sistema, o veículo e os postos de carregamento compatíveis comunicam diretamente entre si e o pagamento faz-se automaticamente.

Relativamente ao motor este modelo pode ter apenas um na traseira com dois níveis de potência, 174 ou 204 cavalos que variam da versão Pro ou Pro Performance. A opção do sistema bimotor fica reservada para o topo de gama ID.5 GTX que com isso também ganha tração integral. Neste a potência sobe aos 299 cavalos, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de apenas 6,3 segundos e uma velocidade máxima limitado aos 180km/h. A autonomia máxima da bateria alcança os 520 km, pelas normas WLTP.

Um carro adaptado para o dia a dia com um excelente equilíbrio entre eficiência e performance. Em Portugal os preços começam nos 51,500 mil euros.

scroll up