O que devemos aprender ao longo de tantos anos? O Mazda Mx5 é sinónimo de diversão garantida. Não é um carro potente, espaçoso ou demasiado atraente. O seu princípio é outro, este é um desportivo para o dia a dia, uma missão bastante mais complicada de alcançar que a Mazda cumpre orgulhosamente desde 1989 com o primeiro modelo NA.
Esta versão RF do MX-5 parece reunir o melhor de dois mundos, a experiência única que é passear com um descapotável e o conforto de um coupé quando decidimos fechar o tejadilho. É fácil de utilizar porque todo o processo é elétrico e só necessitamos de pressionar um botão pelo que não existem alavancas manuais. Se por um lado perde a essência purista de um modelo desportivo leve, por outro consegue abranger um novo tipo de público que procura um descapotável mais refinado que a versão tradicional de lona.
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A circular na autoestrada é onde notamos a maior diferença a nível de insonorização onde este modelo apresenta um isolamento acústico que não é conhecido destes modelos. Outra questão fundamental é a segurança, no RF sentimo-nos mais protegidos tanto na circulação em estrada, bem como quando deixamos o carro estacionado na rua.
Quanto ao motor esta versão ensaiada apresenta o bloco de 1.5 litros a gasolina que produz 132 cavalos e 152 Nm, a aceleração dos 0 aos 100 km/h está na casa dos 8 segundos e a velocidade máxima ronda os 200 km/h. Números pouco entusiasmantes, no entanto uma vez que o modelo pesa pouco mais de uma tonelada, utiliza pneus 195/50 R16 e uma caixa de velocidades manual de seis relações com um curso curto, tudo se torna mais animado. Ao longo de uma semana a média de consumo foi de 5,8 l/100km, um ponto muito positivo, que demonstra que mesmo com uma condução mais desportiva não perde a sua eficiência e pode ser utilizado como carro de dia a dia.
Em Portugal o MX-5 RF começa nos 35 mil euros mais dois mil euros que a versão tradicional, é desportivo de tração traseira mais barato do mercado.