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Ao Volante do Mitsubishi ASX

| Revista ACP

A nova geração do SUV junta-se ao Space Star e ao Eclipse Cross. O ASX está mais moderno e conta com várias opções eletrificadas.

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O novo ASX surge numa altura em que os SUV e a eletrificação são tendências dominantes no mercado europeu. Assim o modelo inclui diversas opções de motorização, entre as quais híbrida plug-in (PHEV), híbrida (HEV) e mild-hybrid (MHEV), além de um conjunto alargado de equipamentos de segurança avançados e de informação e entretenimento de última geração, atributos atualmente muito valorizados.

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Uma vez que partilha carroçaria com o Renault Captur o design é igual mas conta com algumas diferenças. Na frente a dianteira recebeu o “Dynamic Shield”, uma grelha frontal que ostenta o emblemático logótipo dos três diamantes da Mitsubishi e expressa o carácter forte e dinâmico do modelo. Esta linguagem de design prolonga-se pelas secções laterais, até à traseira, nomeadamente à porta da bagageira onde pontificam as designações ASX e Mitsubishi.

No interior o design encontra correspondência no habitáculo, marcado pela alta tecnologia, incluindo acesso à internet e um elevado nível de digitalização. A nova geração do Mitsubishi ASX está equipada com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, além do ecrã Smartphone-link Display Audio, em formato horizontal de 7” ou vertical de 9,3”. Nos níveis de equipamento mais elevados, está ainda disponíveis o painel de instrumentos digital e um sistema de áudio BOSE Premium.

Mais seguro o novo ASX oferece um sistema de mitigação de colisões frontais com proteção de peões, aviso de distância, aviso de saída de faixa de rodagem, assistência à manutenção na faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito, cruise control, sensores de estacionamento e câmara traseira conferem uma elevada confiança na estrada. A adição da tecnologia MI-PILOT, que controla a aceleração, a travagem e a direção, ajuda a aliviar a tensão nas viagens de longa distância em autoestrada e na condução frequente em condições de “pára-arranca”.

Relativamente ao motor foi disponibilizado um conjunto diversificado de motorizações que conjugam baixas emissões e economia de combustível com elevadas prestações. Todas estas opções são complementadas por uma configuração de chassis que promove a facilidade de condução e que pode adaptar-se às necessidades de condução através de três diferentes modos.

O motor de entrada na gama é o robusto 1.0 turbo de três cilindros a gasolina, denominado 1.0 MPI-T, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades. Esta unidade oferece uma performance elevada, fruto dos seus 90 cv de potência e 160 Nm de binário. O consumo combinado (norma WLTP) situa-se em 5,7 litros/100 km e as emissões em 130 g/km de CO2.

Para quem pretende um nível de performance mais elevado, está disponível a motorização 1.3 turbo com injeção direta, integrada num sistema mild-hybrid, que incorpora um gerador de arranque por correia em combinação com uma bateria de iões de lítio de 12V, possibilitando a recuperação de energia durante a desaceleração e a travagem, bem como assistência elétrica ao binário. Esta motorização pode estar associada a uma caixa manual de 6 velocidades ou a uma caixa automática de 7 velocidades e dupla embraiagem de sete velocidades. Quando combinado com a caixa de velocidades manual, o motor debita 140 cv e 260 Nm de binário, cumprindo a aceleração dos 0 aos 100km/h em 10,3 segundos. Já em conjugação com a caixa de velocidades automática, os valores sobem para os 160 cv de potência, 270 Nm de binário e aceleração dos 0 aos 100 km/h baixa para 8,5 segundos. Para estas versões os consumos rondam os mesmos 5,7 litros/100 km que a versão 1.0.

Com o foco na sustentabilidade e na crescente exigência dos clientes em matéria de eficiência, o ASX de segunda geração será o primeiro modelo da Mitsubishi na Europa a apresentar um grupo propulsor 100% híbrido (HEV), que conjuga um motor de combustão de 1,6 litros a gasolina com dois motores elétricos e uma caixa de velocidades automática multimodo. Esta unidade com 145 cv oferece toda a performance que o condutor necessita, mas com o extra da assistência elétrica, que ajuda a diminuir as emissões e melhora a eficiência de consumo de combustível. O ASX HEV consome apenas 4,6 litros/100 km, com base no ciclo de testes oficial.

O topo de gama será uma versão híbrida plug-in (PHEV), na qual um motor de 1,6 litros a gasolina, combinado com dois motores elétricos e uma bateria de 10,5 kWh, constitui um grupo propulsor que, no segmento B-SUV, apenas se encontra disponível nos modelos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Ao conjugar o sistema PHEV com a configuração SUV, o novo ASX segue assim as pisadas do Outlander PHEV e do Eclipse Cross PHEV.

A produção deste novo modelo terá lugar na fábrica da Renault em Valladolid, Espanha e os preços em Portugal começam nos 24.590 euros para a versão de entrada Inform, com o motor 1.0 MPI e caixa manual de seis velocidades. 

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