Preço: a partir de 38.350€
Potência: 130 ou 220 cv
Autonomia: de 300 a 470 km
Bateria: 40 ou 60 KWh
Pot. Carregamento (AC/DC): 130 kWh
Tempo Carregamento (AC/DC): (AC 7,4 kW) 6,3h até 100% (DC 130 kW) 1,15h até aos 100%.
Com mais de quatro gerações o Megane já deixou a sua marca no mundo automóvel. Independentemente de apresentar motorização a gasolina ou diesel o seu sucesso foi garantido e agora com uma versão eletrificada não se espera menos.
Relativamente ao seu design exterior existem poucos traços familiares, mas o objetivo foi mesmo o de separar esta geração de todas as outras. Parece um crossover com uma traseira a cair de estilo coupé e as rodas estão colocadas nas extremidades para beneficiarem o espaço interior. Pertence ao segmento C e mede pouco mais de 4 metros e 20 centímetros e o seu visual parece o de um protótipo onde tudo está pensado para aumentar a eficiência aerodinâmica. Apresenta ainda o novo emblema da Renault, tanto no capot da frente como no portão da bagageira, que esconde uma capacidade de 440 litros.
Utiliza uma plataforma pensada de raiz idealizada para um automóvel 100% elétrico e relativamente ao motor pode ter 130 ou 220 cavalos com 300 Nm de binário, onde a aceleração dos 0 aos 100km/h é cumprida em apenas 7,4 segundos e a velocidade máxima está limitada aos 180km/h. As baterias estão colocadas no ponto mais baixo do veiculo, apresentam duas opções, uma com 300 km de autonomia e outra que alcança os 470 km em ciclo WLTP. São bastante finas com apenas 11 cm e apesar do centro de gravidade ser baixo o Megane acusa 1624kg, aceitável para um elétrico.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
No interior existem bastantes materiais reciclados, nomeadamente nos bancos que apresentam um conforto elevado no segmento e nas versões mais equipadas são elétricos. O painel de instrumentos e infoentretenimento foram um “L” invertido com um ecrã total com mais de 24 polegadas. O comando por voz controla bastantes gadgets como o ar condicionado, o rádio, ou ainda a navegação, sendo que a utilização do sistema operativo android é recomendado para uma conexão total.
Nunca foi tão seguro e relativamente à segurança é de destacar que o Mégane conta com travagem de emergência em caso de perigo, onde o carro trava sozinho quando deteta alguma situação perigosa ou ainda a saída de passageiros em segurança, emitindo um som de alerta ao passageiro para não abrir a porta devido a algum veículo ou peão estar a passar próximo da viatura. O conforto tecnológico também existe e para isso os destaques do modelo são o cruise control adaptativo, onde através de sensores avançados e com a condução autónoma de nível dois o Mégane consegue detetar e fazer curvas acentuadas, incluindo rotundas, aumentando e diminuindo a velocidade.
É um dos 14 modelos eletrificados que a marca francesa pretende lançar até 2025 e chega no início de setembro aos concessionários. Os preços que começam nos 35,850 euros, para uma versão limitada, e alcançam os 48,350 euros no topo de gama. O mais espectável e lógico acaba por ser a escolha de um modelo na casa dos 42 mil euros onde se consegue ter a maior autonomia e potencia.
O Megane e-Tech é agradável de conduzir e consegue reunir tecnologia e conforto que resultam num automóvel elétrico de referência.