Ao Volante do Toyota C-HR

| Revista ACP

O SUV híbrido mais vendido em Portugal conta com uma nova geração mais tecnológica e eficiente.

@video=kJRsiu_2UUs

Desenhado, projetado e fabricado na Europa, para clientes europeus, foram estes os principais objetivos da Toyota ao desenvolver o novo C-HR. O lançamento do modelo original foi um marco para a Toyota e para o segmento C-SUV. Tratou-se de uma adição radical a um mercado altamente competitivo, contrastando com o estilo SUV convencional que imperava graças ao seu design dramático e repleto de arestas. Um desenho que de início criou bastante impacto e rapidamente se mostrou uma verdadeira revolução e o tornou num modelo desejado. Como consequência, o C-HR passou a ser o modelo de Toyota com melhores resultados na conquista de clientes de outras marcas.

Muitas vezes referido como “um concept-car na estrada” a nova geração ainda respeita mais as linhas do protótipo que deu origem ao atual C-HR. Este SUV coupé conta com linhas muito acentuadas em corte de diamante que formam um “Y” na lateral. A frente apresenta um visual intenso com a nova face dos SUV da Toyota, visto igualmente no bZ4X totalmente elétrico e no novo Prius. O design aerodinâmico também se estende às rodas de até 20 polegadas de diâmetro.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O interior tem uma aparência mais refinada e premium. Todos os elementos de controlo estão concentrados na zona do condutor, enquanto a disposição horizontal do painel de bordo e o design em “asa” dão aos passageiros a sensação de que o habitáculo os envolve, aumentando a sensação de conforto. O ecrã da multimédia touch tem oito polegadas nos modelos de entrada, mas pode ir às 12,3 polegadas.

O novo Toyota C-HR utiliza uma mecânica conhecida e de sucesso, a mesma apresentada no Prius. Existe a opção híbrida com motor 1.8L a gasolina que em conjunto com o motor elétrico de 95cv resulta num total de 140cv e se demonstra bastante económico com consumos na casa dos 3,5l/100 km. Mais potente e com tração às quatro rodas está disponível a versão com motor de 2L e dois motores elétricos (um por eixo) que atingem os 200cv. Nesta versão a aceleração dos 0-100 km/h é cumprida em 7,9 segundos e os consumos já se aproximam dos 4l/100 km.

De destaque é a versão híbrida Plug-in que utiliza o mesmo motor de 2.0L e resulta no mais potente de todos com 223cv. Este modelo apresenta várias vantagens como os 87 km de autonomia em modo totalmente elétrico e um consumo de 3,9 l/100 km. Em Portugal o preço do novo C-HR começa nos 36 900 euros.

scroll up