Audi RS 3 renova-se, mas mantém o cinco cilindros

| Revista ACP

Marca já revelou que esta será a última vez que o modelo vai contar com este icónico motor.

Audi-RS-3-1

Versão superlativa do A3, o Audi RS 3 acaba de ser renovado, completando assim a atualização da gama do compacto germânico.

Disponível nos formatos Sportback e Sedan, o renovado RS 3 mantém-se fiel ao icónico motor de cinco cilindros. Porém, esta deverá ser a última vez que a versão mais desportiva do modelo da Audi conta com este motor.

Afinal, à medida que as marcas apostam na eletrificação, motores como o 2.5 TFSI de cinco cilindros em linha com 400 cv e 500 Nm que equipa o RS 3 dão lugar a propulsores com menor cilindrada e menos cilindros auxiliados por sistemas híbridos.

Talvez motivada pelo fim iminente deste propulsor, nesta renovação do RS 3 a Audi decidiu reforçar a sua sonoridade característica. Para o fazer dotou o RS 3 de um sistema de abertura variável no sistema de escape que, ao toque de um botão, permite optar entre um som poderoso ou mais discreto.

Ainda no campo da mecânica, a renovação do Audi RS 3 trouxe-lhe um diferencial traseiro mais eficaz, uma nova afinação do controlo de estabilidade e do sistema de vetorização de binário e ainda amortecimento variável na suspensão RS mais desportiva.

Todas estas mudanças trouxeram melhorias evidentes ao RS 3. Prova disso é o recorde alcançado no circuito alemão Nürburgring-Nordschleife. Naquele circuito, o compacto da Audi efetuou uma volta em apenas 7min33,123s, menos cinco segundos que o BMW M2.

Como seria de esperar, esta renovação não trouxe apenas novidades no campo da mecânica, com a Audi a aproveitar também para renovar visualmente o RS 3.

Além de novas cores para a carroçaria, o Audi RS 3 conta com novos grupos óticos, dianteiros e traseiros em LED e com múltiplas hipóteses de personalização.

A grelha frontal também foi redesenhada e há novas entradas de ar funcionais. Já na traseira destaca-se o novo difusor.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

No interior a aposta passou por novos bancos com maior apoio lateral, por um volante recortado e pela adoção de ecrãs com maior resolução e menus específicos.

Disponível para encomenda a partir do final de agosto, nos formatos Sportback e Sedan, o renovado Audi RS 3 deverá chegar aos concessionários em outubro. Os seus preços ainda não foram revelados.

scroll up