Revelado em 2021, desde o seu lançamento que o BMW iX tem estado longe de ser um modelo consensual, especialmente pelas dimensões da grelha “duplo rim”, imagem de marca da BMW.
Agora renovado, o modelo germânico manteve-se fiel à controversa grelha que, na prática, é um painel que não só alberga sensores e câmaras como melhora o desempenho aerodinâmico desta proposta 100% elétrica.
Visualmente o iX mantém-se muito semelhante ao seu antecessor. As novidades resumem-se aos faróis dianteiros redesenhados, à grelha que passa a poder contar com um contorno iluminado e, na traseira, ao para-choques com novo desenho.
No interior as novidades também são discretas. O volante é novo, mas os ecrãs da instrumentação e do infoentretenimento mantêm as dimensões e continuam integrados num painel curvo.
Desta forma, as maiores novidades são “invisíveis”, com o BMW iX a passar a integrar um novo sistema operativo que não só permitiu melhorar os comandos por voz e gestuais, como suporta ligações 5G.
Face à escassas novidades visuais, o BMW iX reserva para o capítulo técnico a larga maioria das suas atualizações, tendo ganho tanto potência como autonomia.
A versão de entrada, a xDrive45, apresenta-se com 408 cv (300 kW); acima desta encontramos o iX xDrive60 com 544 cv (400 kW) e, no topo da gama, o iX M70 xDrive com 659 cv (485 kW) e capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5s.
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Comum às três versões são baterias cuja densidade energética aumentou 30% face à da versão anterior do iX. No xDrive 45 a bateria tem 94,8 kWh de capacidade e proporciona até 602 km de autonomia; no xDrive 60 tem 109,1 kWh e oferece 701 km de autonomia e no M70 xDrive a sua capacidade fixa-se nos 108,9 kWh, suficientes para percorrer até 600 km entre carregamentos.
Com chegada ao mercado prevista para a primavera, o renovado BMW iX ainda não viu revelados os seus preços para o mercado nacional.