O DS 7 Vauban foi concebido como um veículo especialmente protegido, baseando-se no DS 7 E-TENSE 4x4 300 de produção, com um comprimento de 4,59 metros. As fibras de aramidas, uma classe de materiais leves especialmente resistentes aos choques e ao calor, as fibras HPPE (polietileno de alto desempenho), o aço blindado e os vidros de segurança reforçam o veículo para um nível de proteção VPAM 4 (proteção contra armas de fogo). Com distâncias de travagem equivalentes às do DS 7 E-TENSE 4x4 300 e a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 0,2 segundos mais lenta, passando de 5,9 para 6,1 segundos. O seu comportamento de condução mantém as suas qualidades graças ao amortecimento DS ACTIVE SCAN SUSPENSION controlado por câmara, mantendo-se igualmente o diâmetro de viragem de 10,45 m, uma referência no segmento dos SUV premium.
As decisões técnicas adotadas para o DS 7 Vauban fazem dele uma oferta única dedicada à Arte de Viajar Francesa. Para além de um comportamento comparável ao de um DS 7 de série, o condutor apenas necessita de uma carta de condução de categoria B, ao contrário da maioria dos modelos concorrentes que exigem uma carta de condução de pesados e uma formação específica. Os preços são também muito competitivos nesta categoria de veículos blindados - a partir de 165.000 euros (preço válido em França) - e a manutenção classificada como "utilização intensiva", como a de um DS 7 de série, é efetuada simplesmente numa rede selecionada e certificada de DS STORES.
A transformação do interior foi supervisionada por estofadores, para garantir um nível de requinte exemplar. A estampagem interior Vauban e a adição de comandos especiais são os únicos pormenores que diferenciam o DS 7 Vauban. Mas existe equipamento suplementar disponível a pedido, como packs de opções, tanto para a proteção (extintores automáticos, ventilação em circuito fechado, sirene ou intercomunicador, etc.), como para o conforto dos passageiros (tomadas USB suplementares, luzes de leitura, etc.) e personalização do veículo (cores da carroçaria, acabamentos interiores, bordados, porta-bandeiras, etc.).
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O DS 7 Vauban deve o seu nome às fortificações construídas no final do século XVII. As Fortificações de Vauban - doze em dez departamentos (condados) diferentes - estão classificadas como Património Mundial da UNESCO. O Marquês Sébastien Le Prestre de Vauban supervisionou, no total, mais de uma centena de fortificações - fortalezas que fazem parte de cidades, isoladas ou em conjunto - em França e na Europa. Na Ásia e em África, várias cidadelas e fortalezas adotaram o sistema estabelecido por Vauban. Já foi fabricado o primeiro DS 7 Vauban. A homologação deste modelo está prevista ainda para o mês de junho e as vendas seguir-se-ão em breve.