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KGM estreia-se em Portugal com cinco modelos

| Revista ACP

Marca sul-coreana aposta forte nos SUV. Preços dos modelos já são conhecidos.

Gama-KGM

Nascida em 2022 das “cinzas” da Ssangyong, a KGM (ou KG Mobility) é a mais recente marca a chegar ao mercado nacional, sendo representada pela Astara Portugal.

Esta estreia faz-se com um total de cinco modelos, quatro deles SUV — Tivoli, Torres, Korando e Rexton — enquanto o quinto é uma pick-up, a Musso, uma das grandes apostas da marca.

Posicionada num segmento onde o número de propostas tem vindo a decrescer fruto das normas de emissões, a KGM Musso está apenas disponível com carroçaria de cabine dupla e conta com um motor Diesel de 2.2 l com 202 cv e 400 Nm na versão de caixa manual de seis velocidades e 440 Nm na variante de caixa automática de seis relações.

A sua gama divide-se entre as versões Raider (focadas no lazer) e Grand (pensadas para o trabalho). Estas últimas suportam até 1085 kg de carga e contam com uma caixa de carga com 1,61m de comprimento. Nas versões Raider a caixa mede apenas 1,30m

As versões de três lugares estão disponíveis desde 39 500 euros na versão Grand e 43 500 euros na variante Raider. Já as propostas com cinco lugares começam nos 46 300 euros na versão Grand e 50 300 euros na variante Raider.

Passando para a gama SUV, cabe ao pequeno Tivoli “abrir as hostilidades”. Posicionado no concorrido segmento B-SUV, este modelo apresenta-se com 4,22m de comprimento, recorre a um 1.5 turbo a gasolina com 135 cv e caixa manual de seis velocidades ou 163 cv e caixa automática de seis relações. O seu preço arranca nos 25 950 euros.

Acima do Tivoli encontra-se o KGM Korando. Disponível a partir dos 30 450 euros, este SUV de 4,45m de comprimento concorre com propostas como o SEAT Ateca e apresenta-se com o mesmo 1.5 turbo do Tivoli, porém com mais potência.

Na versão de caixa manual de seis velocidades oferece 149 cv; já na variante com caixa automática com igual número de relações a potência fixa-se nos 163 cv.

Ao Korando segue-se aquele que é a “estrela da gama”, o KGM Torres. Além de ser o modelo mais recente de todo o portefólio, este SUV é também o único a contar com uma variante 100% elétrica. A versão a combustão conta com o mesmo 1.5l que dos Tivoli e Korando e apresenta-se com 163 cv e 280 Nm.

Já a versão elétrica, designada EVX e com detalhes visuais específicos, apresenta-se com um motor elétrico com 207 cv (152 kW) e 339 Nm de binário. Este é alimentado por uma bateria LFP — fornecida pela BYD — com 73,4 kWh de capacidade que pode ser carregada com potências de até 120 kW em corrente contínua (DC) e de até 11 kW em corrente alternada (AC). À velocidade máxima de carregamento é possível carregar dos 0 aos 80% em 37 minutos.

 

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Com uma autonomia de até 460 km, foi precisamente esta versão elétrica que tivemos oportunidade de experimentar neste primeiro contacto com a KGM em território nacional. Fácil de conduzir, este SUV elétrico impressiona pelo espaço a bordo e pelo ambiente moderno. Dinamicamente o seu comportamento em estrada revelou-se seguro e o conjunto elétrico permite prestações em linha com o segmento.

Quanto aos preços, o KGM Torres a gasolina começa nos 37 500 euros enquanto o Torres EVX 100% elétrico arranca nos 45 900 euros. Ambos podem ser Classe 1 nas portagens com Via Verde.

Por fim, no topo da gama encontramos o KGM Rexton, um SUV de grandes dimensões que partilha a plataforma com a pick-up Musso e que, à semelhança do Torres, pode ser Classe 1 com Via Verde. Os seus preços começam nos 58 900 euros.

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