Kia EV3 quer democratizar os elétricos

| Revista ACP

Novo SUV é o elétrico mais acessível da marca e chega ao mercado nacional no final do ano.

Kia-EV3

Depois dos EV6 e EV9, a gama da Kia acaba de receber mais um modelo projetado de raiz para ser 100% elétrico, o Kia EV3.

Antecipado pelo Concept EV3 e posicionado abaixo do Niro EV, o novo EV3 marca a entrada da Kia no segmento dos B-SUV 100% elétricos.

Desta forma, a proposta sul-coreana terá como rivais modelos como o novo Opel Frontera, o Smart #1 ou o Peugeot e-2008.

Visualmente o EV3 não esconde a inspiração nas linhas do topo de gama EV9 é evidente, bem como as semelhanças com o protótipo que o antecipou, ostentando linhas musculadas e que lhe conferem um visual robusto.

Assente na plataforma E-GMP, o Kia EV3 apresenta-se com 4,30 m de comprimento, menos 12 cm do que o Niro EV e menos 9,5 cm do que o Kia XCeed. Já a distância entre eixos fixa-se nos 2,68 m, um valor idêntico ao oferecido pelo Sportage.

Tudo isto contribui para um interior espaçoso, com a bagageira a oferecer 460 litros de capacidade aos quais se juntam os 25 litros de capacidade da bagageira dianteira.

Ainda no interior, destaque para os três ecrãs: dois com 12,3’’ para o painel de instrumentos e sistema de infoentretenimento e outro com 5,3’’ para os comandos da climatização.

Disponível em duas versões — Standard Range e Long Range —, o Kia EV3 surge sempre com tração dianteira e um motor de 204 cv (150 kW) e 283 Nm que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,5s e alcançar os 170 km/h.

Tendo isto em conta, a diferença entre as duas versões reside nas baterias que as equipam e a autonomia que estas oferecem.

Na versão Standard Range o EV3 tem uma bateria com 58,3 kWh que oferece até 410 km de autonomia. Já na Long Range a bateria tem 81,4 kWh de capacidade e a autonomia ascende aos 600 km, um recorde no segmento.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Com uma arquitetura de 400V em vez de 800V como nos EV6 e EV9, o Kia EV3 admite carregamentos de até 102 kW em corrente contínua (DC) na versão Standard Range e até 128 kW na Long Range.

Com a potência máxima de carregamento bastam 31 minutos para carregar a bateria dos 10 aos 80%.

Com chegada a Portugal prevista para o final do ano, o Kia EV3 ainda não viu revelados os seus preços. Porém, há algo que parece certo: será o modelo 100% elétrico mais acessível da marca sul-coreana.

scroll up