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Mazda MX-5: um caso de sucesso que dura há 35 anos

| Revista ACP

O modelo que marcou o universo dos roadsters foi agora atualizado para um maior prazer de condução a céu aberto.

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O Mazda MX-5 que fez estreia mundial no Salão Automóvel de Chicago em 1989 entusiasmou os fãs de roadsters mais acessíveis, tendo ao longo dos anos somado prémios e galardões pelo design icónico e prazer de condução que proporciona graças à sua leveza e agilidade. Construído segundo o conceito clássico de um modelo desportivo de tração traseira, mas com uma inovadora disposição do motor central dianteiro, para uma distribuição longitudinal e ideal do peso do conjunto, o MX-5 redefiniu no seu tempo o prazer de conduzir a céu aberto, objetivo atingido pelos engenheiros da Mazda ao aderirem à filosofia tradicional japonesa Jinba-Ittai, que considera o cavalo e o cavaleiro como um todo.

A produção total do Mazda MX-5 na fábrica de Ujina, em Hiroshima, acaba de atingir um recorde de 1.256.745 unidades. Mais de 40 por cento deles, mais precisamente 533.301 unidades, foi comercializada na América do Norte sob a designação Mazda Miata, seguindo-se a Europa, onde foram vendidos 391.503 exemplares do Mazda MX-5. No mercado japonês registaram-se 225.510 unidades, com a icónica designação Mazda Roadster (inicialmente denominado Eunos Roadster).

Agora, por ocasião do seu 35º aniversário, o Mazda MX-5 recebe novo conjunto de atualizações, ao nível dos faróis dianteiros e traseiros, do novo sistema de infotainment que melhora a conectividade e da evolução da ainda mais concentrada experiência de condução Jinba-Ittai. O novo ‘Track Mode’ aumenta a sensação de envolvimento do condutor no lendário desportivo e funciona em combinação com o Kinematic Posture Control System (KPC) baseado em software, e que proporciona uma dose adicional de estabilidade em curva. Um diferencial de deslizamento limitado assimétrico equipa, agora de série, o Mazda MX-5 Skyactiv-G de 2024, modelo comercializado com o motor 2.0 Skyactiv G de 184 cv (consumo de combustível WLTP: 6,8 l/100 km; emissões de CO2 WLTP: 153 g/km) e com a unidade 1.5 Skyactiv-G de 132 cv (consumo de combustível WLTP: 6,3 l/100 km; emissões de CO2 WLTP: 142 g/km.

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Prestes a chegar ao mercado nacional, o Mazda MX-5 de 2024 manterá a habitual disponibilidade como roadster, com a clássica capota de lona, ou em versão RF, com tejadilho fixo rebatível, ambas garantindo o prazer de condução de sempre, inerente a este mítico desportivo de baixo peso que flui pelas curvas com elevada agilidade, conforto e segurança.

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