O Mercedes AMG C63 é híbrido e tem 680cv

| Revista ACP

O famoso motor V8 foi trocado por um bloco de quatro cilindros eletrificado.

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A designação “63” tem vindo a perder relevância, o que em tempos serviu para referir a cilindrada do modelo agora serve apenas para indicar de que se trata do topo de gama do modelo. Na realidade o novo classe C com tratamento AMG chama-se Mercedes Benz AMG C63 S E-Performance, um nome elaborado para um automóvel que pretende surpreender.

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Relativamente ao motor, a grande novidade, o modelo utiliza o conhecido bloco de 2 litros turbo a gasolina de quatro cilindros utilizado em modelos como o CLA45 AMG, mas com a diferença de que está montado longitudinalmente em vez de ser horizontal. Esta unidade em conjunto com o motor elétrico montado no eixo traseiro produz um total de 680 cavalos e 1020Nm de binário. Assim a era dos sedans compactos com motor V8, como o 6.2L naturalmente aspirado ou o mais recente 4.0L twin turbo, acaba e dá lugar a propostas híbridas.

O fim dos motores de grande cilindrada é evidente devido a políticas ambientais e favorecimento de modelos eletrificados, principalmente na europa. No entanto este híbrido plug-in AMG é o mais rápido de sempre e consegue fazer mais de 12km em modo 100% elétrico.

Completamente tecnológico o modelo vai beber à Fórmula 1 como o “power boost” quando se reduz de velocidade em condução desportiva. A aceleração dos 0 aos 100km/h é cumprida em apenas 3.3 segundos e a velocidade máxima aproxima-se dos 280km/h.

Menos positivo é o peso extra gerado pela bateria que coloca o classe C com peso de classe S, mais de 2100kg. Sendo um carro desportivo este excesso de peso teve de ser diluído e o chassis foi totalmente personalizado. O eixo das rodas dianteiras e traseiras são exclusivos da AMG e a suspensão metálica utiliza amortecedores adaptativos que funcionam em três regimes diferentes. As rodas traseiras possuem direção para dar mais agilidade a baixa velocidade e mais estabilidade a velocidades elevadas.

Na Europa a versão station “carrinha” vai estar disponível o que é algo positivo visto que a bagageira perde alguns litros de capacidade devido às baterias. O novo C63 S é o único quatro cilindros no seu segmento com rivais como o BMW M3, no entanto é o único que oferece tração nas quatro rodas de origem mas é sem dúvida o mais potente de todos.

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