Renovação em dose dupla na CUPRA traz novos Formentor e Leon

| Revista ACP

Os dois modelos cruciais na gama da jovem marca e acabam de receber um visual revisto e mais tecnologia.

CUPRA-Formentor-6

Uma das marcas com maior crescimento na Europa nos últimos anos, a CUPRA acaba de renovar dois dos seus modelos mais importantes: o Formentor e o Leon.

Ambos adotaram a nova linguagem visual da CUPRA com a secção dianteira em formato de “nariz de tubarão”, uma grelha de maiores dimensões no para-choques e ainda uma nova assinatura LED na qual as formas triangulares se destacam.

Na traseira, além de novos faróis há também a destacar a adoção do logótipo da marca iluminado. Por fim, quando vistos de perfil os novos Formentor e Leon destacam-se pelas novas jantes de 18 e 19’’.

No interior as mudanças foram mais “discretas”. Ainda assim, há a destacar uma nova consola central, a iluminação ambiente e os tradicionais apontamentos em tons cobre bem como o recurso a novos materiais mais sustentáveis.

Equipados com um painel de instrumentos digital, os renovados CUPRA Fomentor e Leon passam ainda a ostentar um novo ecrã central com 12,9’’. Já em opção passa a estar disponível um sistema de som da Sennheiser.

Quanto às motorizações, a abundância de escolha continua a ser a norma, com ambos os modelos a contarem com versões a gasolina, gasóleo, mild-hybrid e híbridas plug-in.

Começando por estas últimas, as melhorias operadas pela CUPRA permitiram passar a percorrer mais de 100 km em modo 100% elétrico com apenas uma carga da bateria de 19,7 kWh de capacidade. Quanto à potência, uma versão conta com 204 cv e a outra ascende aos 272 cv.

A oferta a gasolina tem na base o 1.5 TSI de 150 cv com caixa de velocidades manual de seis velocidades. Quem quiser a caixa de velocidades automática DSG terá de optar pela versão mild-hybrid deste mesmo motor que surge associada a um sistema elétrico de 48V.

Já a versão Diesel, equipada com o 2.0 TDI de 150 cv, está sempre acoplada à caixa automática DSG de sete relações.

No topo da oferta dos dois modelos encontramos a versão VZ. No Leon esta está associada à variante híbrida plug-in mais potente, mas no Formentor conta com um motor exclusivo.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Com tração integral, sistema de repartição de binário que permitiu criar um modo Drift e um sistema de travagem da Brembo melhorado, esta variante debita 333 cv.

Com chegada ao mercado nacional prevista para julho, nenhum dos dois modelos viu revelados os seus preços para Portugal, mas a marca promete que estes não serão muito diferentes dos atualmente praticados.

scroll up