Renovado Audi e-tron GT está mais rápido e potente

| Revista ACP

Modelo alemão apresenta-se em três versões diferentes e traz novidades em várias áreas.

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Lançado em 2021, o Audi e-tron GT é desde então o topo de gama da oferta elétrica da marca alemã. Assente na mesma plataforma que serve de base ao Porsche Taycan, o e-tron GT foi agora atualizado, seguindo assim as “pisadas” do seu “primo” de Estugarda.

À semelhança do que aconteceu com o Taycan, as maiores novidades surgem no campo da mecânica. Assim, o e-tron GT está mais potente, carrega mais depressa e viu a bateria ganhar capacidade.

Graças a uma química revista a bateria viu a capacidade subir dos 84 para os 97 kWh. Tudo isto associado a um sistema de refrigeração mais compacto permitiu “cortar” 9kg de peso.

Já no campo do carregamento, a potência máxima subiu dos 270 para os 320 kW e a Audi afirma que o e-tron GT é agora capaz de manter a potência de carregamento nos 280 kW por mais tempo. Mais precisamente, durante cerca de 70% do processo de carregamento.

Com uma gama composta por apenas três versões — S e-tron GT, RS e-tron GT e RS e-tron GT performance —, o modelo alemão também viu a potência debitada pelos seus motores elétricos aumentar.

A versão base, a S e-tron GT, acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4s e alcança os 245 km/h e conta com dois motores elétricos que, em conjunto, debitam 679 cv (500 kW).

Já a variante RS e-tron GT vê os seus dois motores elétricos debitarem 856 cv (630 kW), números que lhe permitem alcançar os 250 km/h de velocidade máxima e cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 2,8s.

Por fim, com 925 cv (680 kW) extraídos de dois motores elétricos o Audi RS e-tron GT performance apresenta-se como o modelo de produção mais potente da história da marca alemã. Quanto às prestações, os 0 aos 100 km/h cumprem-se em 2,5s e a velocidade máxima é de 250 km/h.

Quanto à estética, as mudanças são de pormenor. A grelha dianteira redesenhada, o novo difusor traseiro, as novas jantes e a renovada paleta de cores são as principais novidades.

A Audi aproveitou também esta renovação para diferenciar mais a versão “S” das “RS”, recorrendo a detalhes específicos na dianteira. Por fim no interior o novo volante e o atualizado Audi Virtual Cockpit são as grandes novidades.

Equipado de série com suspensão ajustável a ar, o renovado Audi e-tron GT ainda não tem data para chegar ao mercado nacional.

 

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Com abertura das encomendas em Portugal marcada para junho, os preços do e-tron GT para o mercado nacional ainda não foram revelados. Já na Alemanha estes arrancam nos 126 000 euros, ascendem aos 147 500 euros no RS e-tron e “escalam” até aos 160 500 euros no RS e-tron GT performance.

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