Lançado em 2020, o Skoda Enyaq foi responsável por inaugurar uma nova era na marca checa. Afinal, foi o primeiro modelo da marca a ser projetado de raiz como uma proposta 100% elétrica e, além disso, o seu primeiro SUV movido a eletrões.
Cerca de cinco anos depois do seu lançamento e com mais de 250 mil unidades vendidas o topo de gama elétrico da Skoda renova-se com um objetivo claro: continuar a ser competitivo num segmento no qual as propostas não param de se multiplicar.
As principais novidades surgem no campo da estética. Tal como o novo Elroq, o Enyaq passa a contar com a frente “Tech-Deck”, estreada no protótipo Vision 7S de 2022 e que se caracteriza pelo painel plástico no lugar da tradicional grelha dianteira e pelas luzes diurnas em LED.
Já na traseira há a destacar os faróis redesenhados. Outra novidade é o desaparecimento tanto na dianteira como na traseira do logótipo da Skoda, substituído pelo lettering com o nome da marca, uma tendência cada vez mais em voga na indústria.
Graças à nova dianteira o SUV checo viu o desempenho aerodinâmico melhorar, passando dos 0.257 para 0.245 na versão “normal” e dos 0.240 para 0.229 no coupé.
No interior também há mudanças, com o Enyaq a receber um novo volante sem o logótipo da marca, um novo ecrã de 13’’ para o sistema de infoentretenimento e um reforço do equipamento de série, com destaque para o volante e bancos aquecidos.
A nível mecânico, o SUV checo apresenta-se com duas opções de bateria e três motorizações.
Na base da gama encontramos o Enyaq 60, que conjuga uma bateria com 63 kWh de capacidade com um motor elétrico com 204 cv (150 kW) e 310 Nm. Nesta versão contamos com 437 km de autonomia (446 km no coupé).
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Já o Enyaq 85 tem uma bateria de 82 kWh de capacidade que lhe proporciona 586 km de autonomia (596 km na versão coupé). Esta alimenta um motor elétrico com 286 cv (210 kW) e 545 Nm de binário.
Por fim, o Enyaq 85x replica os valores de potência e binário do Enyaq 85, partilha com este a bateria, mas conta com um motor no eixo dianteiro que lhe proporciona tração integral. Por essa razão a sua autonomia decresce para os 549 km na versão “normal” e para os 558 km no coupé.
Quanto ao carregamento, bastam 28 minutos para carregar a bateria do Skoda Enyaq de 10 a 80%, com o SUV checo a suportar carregamentos com potência até 175 kW.
As encomendas para o novo Enyaq abrem em vários mercados europeus a partir de 9 de janeiro, com preços a começar por volta dos 44 000 €.