Há muito um dos nomes mais icónicos na Suzuki, a designação Vitara foi a escolhida pela marca japonesa para o seu primeiro modelo 100% elétrico.
Para representar a eletrificação de que o seu mais famoso modelo foi alvo a Suzuki acrescentou ao famoso nome um “e”, passando assim a designar-se Suzuki eVitara.
Fortemente inspirado no protótipo eVX revelado em janeiro de 2023, o eVitara assenta numa plataforma especialmente desenvolvida para modelos elétricos e apresenta-se com 4275 mm de comprimento, 1800 mm de largura e 1636 mm de altura, dime
O primeiro modelo 100% elétrico da Suzuki está disponível com duas opções de bateria com 49 ou 61 kWh de capacidade, respetivamente.
A primeira está exclusivamente disponível na versão de tração dianteira, alimentando um motor elétrico com 144 cv (106 kW) e 189 Nm de binário. Já a bateria de maiores dimensões é usada tanto em versões de tração dianteira como de tração integral.
Nas versões de apenas duas rodas motrizes alimenta um motor elétrico com 174 cv (128 kW) e 189 Nm. Já nas versões de tração integral ALLGRIP-e, o e Vitara conta com dois motores elétricos, um por eixo.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O motor dianteiro tem 174 cv (128 kW) enquanto o traseiro debita 65 cv (48 kW). O resultado do “casamento” entre estes dois motores são 183 cv (135 kW) de potência máxima combinada e 300 Nm de binário.
Para já a Suzuki ainda não revelou a autonomia do eVitara. Também desconhecida é a data prevista para o seu lançamento em Portugal bem como os seus preços.