Casa cheia para a entrega de prémios do maior concurso de automóveis elétricos realizado em Portugal, uma iniciativa do Automóvel Club de Portugal que decorreu ao longo de 2023 e que reuniu os votos de mais de 50 mil portugueses.
O grande vencedor do Elétrico do Ano ACP foi o Mercedes-Benz EQS SUV, que também venceu na categoria Premium, mas o Peugeot e-2008 (categoria Crossover/SUV), o DS 3 e-Tense (categoria Citadinos/Utilitários) e o Tesla Model 3 (categoria Familiares) também brilharam na cerimónia.
Mas não foram apenas os automóveis a "subir" ao palco: José Barbosa, do Porto, foi o vencedor do Grande Prémio Elétrico do Ano ACP, tendo recebido um Mini Cooper SE das mãos do presidente do ACP, Carlos Barbosa.
O prémio Mobilidade do Elétrico do Ano ACP foi entregue à Mobi.e, a entidade gestora da rede pública de carregadores, num reconhecimento de um ano em que foram realizados um total de 3,7 milhões de carregamentos de veículos elétricos, em comparação com um total de cerca de 2,2 milhões de carregamentos em 2022, o que se traduz num crescimento de 63%.
Também foi destacada a equipa que ganhou o Campeonato de Portugal de Novas Energias, com a dupla Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, apoiada pelo ACP, a receber o prémio de Desporto do Elétrico do Ano ACP.
A par da entrega de prémios na sede do clube, no exterior havia a possibilidade de testar os vencedores de cada categoria. E nem a chuva afastou os curiosos, com cerca de 60 pessoas a testar os quatro automóveis disponíveis.