ACP e INEM: 15 anos de parceria

| Revista ACP

INEM vai instalar Centro de Comando e Controlo e Posto Médico Avançado na Exponor, centro de operações do Vodafone Rally de Portugal.

ACP-INEM-FB

A colaboração entre as duas entidades no âmbito das provas desportivas organizadas pelo ACP foi o tema central do encontro que reuniu o presidente do ACP, Carlos Barbosa, e o presidente do INEM, Luís Meira. Com o WRC Vodafone Rally de Portugal prestes a arrancar, a operação de emergência médica da prova foi detalhada: o INEM vai instalar um Centro de Comando e Controlo e um Posto Médico Avançado na EXPONOR, em Matosinhos, onde se situa a base operacional e o parque de assistências.

Durante os quatro dias da prova o INEM tem no terreno 10 VMER-Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, 11 Ambulâncias SIV-Suporte Imediato de Vida, apoiadas por outras 9 Ambulâncias dos Corpos de Bombeiros Voluntários e um helicóptero de emergência médica, operado pela Força Aérea Portuguesa com uma equipa médica do INEM a bordo. Para completar o dispositivo, aquela instituição conta com doi motociclos de emergência médica e quatro motociclos 4x4.

No total, a equipa do INEM no WRC Vodafone Rally de Portugal conta com 14 Médicos, 35 Enfermeiros e 35 Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, apoiados por sete Técnicos de Logística e Comunicações.

O INEM está ligado à organização do WRC Vodafone Rally de Portugal desde 2007, como entidade prestadora de toda a assistência médica e sanitária à prova. Ao longo destes 15 anos, garante a prevenção e segurança de emergência médica aos concorrentes, pilotos e organização, com base na grande capacidade de intervenção do seu dispositivo operacional destacado para a prova.

scroll up