O ACP entregou esta quinta-feira uma bicicleta adaptada à equipa de Telmo Pinão e André Venda, dois atletas paralímpicos, que agora vão disputar diversas provas nacionais de ciclismo adaptado. A bicicleta irá servir também como oportunidade a várias pessoas com mobilidade reduzida de experimentar este tipo de equipamento, seja para fins desportivos ou recreativos.
Este foi o corolário de uma ação que teve início na última edição, em novembro, das 24 Horas TT Vila de Fronteira, prova do ACP em que participou pela primeira vez no automobilismo nacional uma equipa de pilotos e navegadores de mobilidade reduzida, numa viatura adaptada. A presença de Telmo Pinão (piloto), João Luz (navegador) e André Venda (navegador), ao volante de um Buggy Astra GTC serviu para angariar verbas para a compra da bicicleta adaptada, tendo o Automóvel Club de Portugal sido um principais patronos.
"Esta é uma das funções do ACP, criar condições para uma mobilidade o mais inclusiva possível e este é um projeto que abráçamos sem hesitar", referiu o presidente do clube, Carlos Barbosa.
Para Telmo Pinão, que participou nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020, o contributo do ACP foi "fundamental para que este projeto se realizasse, desde a prova em Fronteira, até este momento tão importante, não só para nós, como para todos os que dele possam usufruir pois uma das utilizações que vamos dar a este equipamento é o de proporcionar a hipótese das pessoas com mobillidade reduzida poderem também experimentar", referindo-se ao projeto que a Associação Portuguesa de Ciclismo Adaptado pretende levar a cabo por todo o País.