A Federação Internacional do Automóvel (FIA) lançou esta segunda-feira uma campanha de segurança rodoviária dedicada aos Sistemas Avançados de Assistência à Condução (Advanced Driver Assistance Systems - ADAS). A campanha pretende informar os automobilistas europeus sobre alguns dos sistemas de segurança inteligente de veículos, que vão ser obrigatórios em todos os novos modelos de automóveis a partir de maio de 2022 e em todos os modelos existentes a partir de maio de 2024.
A fim de alcançar melhorias tangíveis de segurança no trânsito, os automobilistas devem compreender as funcionalidades e limitações dos sistemas de assistência. Em particular, é importante que entender que estes sistemas têm como objetivo ajudar o condutor e não substituí-lo.
Um estudo encomendado pela FIA Região I, a divulgar em breve, revela que a grande maioria dos condutores desconhece como operar os sistemas de ajuda à condução, apesar de estes sistemas já estarem presentes em muitos dos novos veículos.
Três dos principais sistemas são:
- Travagem de emergência autónoma (Autonomous Emergency Break - AEB)
O AEB avisa e intervém para realizar uma travagem de emergência. Nem sempre uma colisão pode ser evitada, mas uma travagem brusca pode reduzir o impacto da colisão.
Limitações: Alguns sistemas AEB são projetados para detectar apenas carros e existem diferenças significativas no desempenho entre os produtos projetados para detectar peões e ciclistas.
- Manutenção de faixa (Lane Keeping Assist - LKA)
LKA avisa o condutor em caso de desvio de faixa e volta a centrar, de forma autónoma e suave, o veículo para a respectiva faixa.
Limitações: O LKA pode flutuar fortemente perante mudanças nas condições ambientais. Nas curvas em forma de S, o LKA pode não funcionar na segunda curva.
- Controlo de velocidade adaptativo (Adaptative Cruise Control - ACC)
O ACC mantém uma velocidade constante do veículo, mas identifica o tráfego circundante e adapta a velocidade de acordo com as condições.
Limitações: O ACC pode funcionar mal em rotundas, sob condições climatéricas adversas e em velocidades baixas ou muito altas.